segunda-feira, 9 de junho de 2014

Tortilhas (Wraps) Caseiras


As tortilhas (ou wraps), são uma ótima escolha para uma refeição rápida e simples aos fins de semana. Por norma compro-as e depois em casa recheio com aquilo que me apetece.
Mas desta vez, depois de pesquisar várias receitas, resolvi fazê-las e recheei-as com frango grelhado, queijo creme de ervas, alface...
Foi o nosso jantar de domingo :)

Estas tortilhas ficam muito saborosas e são mais saudáveis que as de compra. Os recheios que se podem fazer são inúmeros: atum, presunto, ervilhas, alface, cenoura ralada, milho, peru, queijo, tomate...



Ingredientes: (8 ou 10)
330g de farinha de trigo
60g de manteiga 
1 pitada de sal
150g de água
1c. de sobremesa de sementes de papoila



Preparação
Numa tigela junte a farinha, as sementes de papoila, a manteiga e o sal. Vá amassando e aos poucos junte a água até obter uma massa homogénea que se desprenda das mãos.
Faça uma bola com a massa, tape com um pano e deixe descansar cerca de 30 minutos.
Enfarinhe uma superfície lisa (a bancada da cozinha) e divida a massa em 8 ou 10 partes (consoante queira tortilhas maiores ou mais pequenas) e com um rolo estenda cada pedaçinho de modo a formar círculos. Coloque-os uns sobre os outros mas polvilhe com um pouquinho de farinha por cima para não se pegarem.
Aqueça bem uma frigideira antiaderente e asse as tortilhas de ambos os lados até formar bolhinhas Se enfolarem não se preocupe, depois voltam ao formato inicial.
Deixe arrefecer (ou não) e recheie ao seu gosto.
Nota: vá deitando aos poucos as últimas 30g de farinha até obter a consistência do pão, porque pode não usar tudo, dependendo da qualidade da farinha que se usa (eu usei).




Deliciem-se... e bom apetite!

12 comentários:

  1. Nunca comi tortilhas ou wraps mas estas ficaram com um excelente aspecto :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de wraps e tenho sempre uma embalagem para alguma " emergência",pois desenrascam ,muito bem, uma refeição. Gostei imenso da tua receita e com sementes de papoila ainda ficam melhores, de certeza,
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Costumo comprar no Lidl nunca me deu para fazer.
    Achei bem simples
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  4. wuau mas que maravilha estao com um aspecto tao bom esta esta vou ter que fazer vou levar a recita ok adoreii bjs bs

    ResponderEliminar
  5. Adorei a receita, cá por casa também costumamos comprar mas talvez um dia resolva experimentar fazer tudo cá em casa =)

    ResponderEliminar
  6. Querida :)

    Parece que me "ouviste" pois ando há já um tempo a querer fazer "wraps" caseiras e até vi umas integrais no blog da Vânia e tinha-lhe perguntado se teria a receita !
    Ficaram mesmo com um aspecto belíssimo e são imensamente versáteis para se utilizar com os recheios saborosos que tu sugeriste !
    Adorei o efeito pintalgadinho que as sementinhas lhe conferiram !
    Quero lanchar contigo, fazes para mim ? :)

    Uma beijoca grande, grande ! **

    ResponderEliminar
  7. Ca em casa adoramos tortilhas Isabel, mas confesso que, embora tenha várias receitas, nunca ousei fazer caseiras, mas se dizes que é fácil, já me deixas mais animada para tentar.
    Fabuloso o recheio que utilizaste!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Por acaso ainda não experimentei fazer a massa wraps caseira, verdade é que eu e as massas não nos damos muito bem tudo se da bem comigo na cozinha mas massas.....:P

    Se dizer ser facil fico mais confiante para ver se um dia destes experimento caseiro sabe sempre melhor e olhando para as tuas que ficaram lindas dá logo vontade de comer e porque não ir fazer:)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, Isabel!
    Também gosto muito de tortilhas, super versáteis e práticas. As tuas ficaram magnificas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de tortilhas mas nunca as cozinhei!! compro sempre ja feitas... parecem optimas as tuas!!! Pequena perguntinha : ficaram com a mesma consistência do que as de compra ou ficaram mais como os papadum ? Obrigada! beijinhos!!!!

    ResponderEliminar
  11. Receita anotadinha... Huuuuuuuuuummmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://www.decolherpracolher.com.br

    ResponderEliminar
  12. Mt interessante! Eu costumo comprar, pois duram imenso uma vez que sou só eu a comer e gasto uma ou duas de cada vez... mas hei de experimentar esta tua receita :) Bjinhos!

    ResponderEliminar