domingo, 18 de maio de 2014

Tarte Pastel de Nata


"Sem sonhos, a vida não tem brilho.
Sem metas, os sonhos não têm alicerces.
Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais.
Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos.
Melhor é errar por tentar do que errar por omitir!"

(Augusto Cury)




Hoje comemora-se o World Baking Day e nada mais natural que partilhar esta iguaria deliciosa.






Blog da Margarida comemora o 3º aniversário e como ela gosta muito de especiarias e ervas aromáticas, pediu um doce que contenha pelo menos um destes ingredientes.
Eu sei que ela é gulosa como eu, por isso vou levar-lhe esta tarte deliciosa, aromatizada e polvilhada com canela.

Margarida, já está na mesa, podes servir-te  :) 
...depois a gulosa sou eu!!! :)



Lembro-me da minha mãe fazer estes pasteis e desapareciam num instante... comiam-se ainda mornos.
A receita é de uns pasteis de nata do chefe Silva. Foi tirada da teleculinária nº65, custou 6$00 :) e data de 15/2/78. Herdei-a da minha mãe, assim como muitas outras.

Optei por fazer em tarte e usei massa quebrada de compra, porque a preguiça falou mais alto :)


Ingredientes:
massa quebrada de compra
60g de farinha de trigo
500ml de leite
casca de limão
1 pau de canela
1/2kg de açúcar
250ml de água
6 gemas de ovos biológicos
canela


Preparação:
Num tachinho misture a farinha com um pouco de leite e mexa bem para desfazer os grumos. Ferva o restante leite com o pau de canela e a casca do limão.
Deite este leite fervido em fio sobre a farinha dissolvida e leve a ferver em lume moderado, mexendo sempre e assim que levantar fervura, retire.
Misture o açúcar com a água num tachinho e leve ao lume. Deixe ferver 3 minutos exatos e retire. Misture-o em fio ao preparado anterior, mexendo sempre. Reserve.
Quando estiver quase frio, misture-lhe as gemas e mexa bem para incorporar.
Forre a tarteira com a massa e deite o preparado anterior.
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 20 a 25 minutos.
Polvilhe com canela e sirva.




Deliciem-se... e bom apetite!

30 comentários:

  1. Gosto tanto e não como à imenso tempo! Ficou linda. :)

    ResponderEliminar
  2. A Teleculinária era o máximo naquela altura. Também tenho muitas em casa da minha mãe. que recordações tão boas, querida Isabel :)
    A tua tarte tem um aspecto delicioso e vindo das tuas mãos está de certeza uma delícia.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Excelente escolha. Fiquei aqui a babar-me. Desculpa a expressão mas é verdade. :)
    Ficou uma delicia de certeza. hummmmmm

    Beijinhos

    Boa semana.

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito desta tarte e há imenso tempo que não como!
    Roubava uma fatia se pudesse!! :)

    ResponderEliminar
  5. Linda tarte, uma das minhas preferidas

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente linda e irresistível!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Que aspecto maravilhoso, Isabel! Ando há imenso tempo com vontade de fazer esta tarte, vou guardar a tua receita a e fazer um dia destes. Está linda e deve ser deliciosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro tarte de pastel de nata, Isabel! A tua está com uma cor linda, a textura está mesmo como eu gosto e tostadinha por cima... Huuuum, acho que devia ter aparecido para lanchar contigo :)

    Beijinhos e Happy World Baking Day :)

    ResponderEliminar
  9. Hummm Isabel adoro pasteis de nata, e a ideia de ter assim um gigante ... Meu Deus !!! :P Olha que mesmo com a massa quebrada sendo de compra está perfeita!!! Aliás temos de simplificar :)
    Ficou linda e deliciosa !
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  10. Ficou bem linda a tua tarte, Isabel :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  11. Uma das minhas tartes preferidas! Ficou linda!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Que tarte gulosa.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  13. Uma das minhas preferidas! Fiou perfeita e sabe tão bem, mesmo sendo com massa quebrada de compra. Há que tornar as coisas simples e descomplicadas!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro as pequenas tartes e pasteis de nata, assim em formato gigante é melhor ainda :)
    ______________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  15. Adoroooo tarte de pastel de nata Isabel! Que deliciosa que deve ter ficado...pelo menos o aspeto é fantástico :)
    Beijinhos e uma ótima semana *
    Vânia

    ResponderEliminar
  16. Pergunto-me como é que ainda não tinha vindo cá parar :) Adorei o blogue e esta tarte está mesmo a pedir uma trinca. Vou continuar a passear por cá :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Adoro tarte de pastel de nata e esta parece ter ficado na perfeição.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Há muito tempo que não faço nem como, mas gosto bastante. Ficou linda e com interior fantástico.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Há muito tempo que não faço nem como mas adoro. A tua ficou linda e com aspeto fantástico.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Olá amiga,

    Acho que tenho para lá essa revista que era pertença da minha Mãe também ! :)
    E adoro essa receita, faço com frêquência e é uma tarte sempre muito bem acolhida pelos convivas cá de casa !
    Está linda a tua, bem tostadinha e bem cremosa tal como se quer ! :)
    A Margarida vai adorar e nós, que vamos à festa, também !

    Bjs
    Isabel

    ResponderEliminar
  21. Gosto imenso de pastéis de nata, de tartes pasteis de nata!
    Aliás eu gosto imenso de doces!
    Mas de pastéis de nata quem não gosta?
    Ficou linda a tarte Isabel :) Fiquei já com vontade de uma fatia dessas!
    É bom herdar relíquias dessas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  22. Linda esta tarte de nata, adoro
    Beijokas

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde, Isabel!
    Que linda tarte... Que pode haver melhor do que um pastel de nata XL? ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. bem essa fatia pode ser para mim para ver se fico melhor hehe rsrs esta 5* adoro bjs bs

    ResponderEliminar
  25. Olá Isabel:)

    Adoro tarte, ou pastéis; de nata e a tua ficou estupenda. Linda e deliciosa! Fiquei a babar... Não resisto:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá Isabel!
    Que bela tarte, e para comer, qualquer dia serve? :) De fácil preparação e com um belíssimo aspecto, tem tudo para ser uma delicia.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  27. Não poderias ter comemorado este dia de melhor forma e sim, é sem dúvida uma sugestão magnífica para a festa da Margarida!!
    Adoro pastel de anta e tarte de pastel de nata e levo a receita, pois fiquei a salivar isabel!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  28. Minha querida Isabelinha

    A tua tarte pastel de nata entrou-me pelos olhos dentro quando a vi.... e polvilhada com muita canela....Ohhhh perdiçao.... Uma verdadeira tentaçao!!!

    Amiga nao posso deixar de te agradecer a tua amizade e carinho, pelas vezes que tens de me aturar quando estou triste ou simplesmente porque me apetece falar e falar!!!! Bigaduuuu

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar