domingo, 17 de março de 2013

Bolo de Iogurte e Laranja


"French yogurt cake with marmalade glaze"  (Dorie Greenspan)

Foi este o desafio proposto no grupo "Dorie às Sextas" para esta quinzena.
É a primeira vez que publico uma receita nas "Dories" e a minha estreia não poderia ter sido melhor.
Falavam com tanto entusiasmo deste bolinho, mas eu sinceramente pensei "é só um bolo de iogurte" :) 
No entanto o bichinho da curiosidade falou mais alto, resolvi experimentar e em boa hora o fiz... não é só um bolo de iogurte!


É realmente um bolo de iogurte diferente... é um bolo delicado, que tem uma textura macia e húmida, notando-se o aroma do limão. Excelente para acompanhar um bom chá, num lanche em boa companhia.
Fiz umas ligeiras alterações à receita original :) 
Como achei que o bolo iria ficar pequeno, fiz mais meia receita e optei por adicionar mais meio copo (medida de iogurte) de kéfir.
Os filhotes não são apreciadores de doce de laranja, por isso resolvi polvilhar com açúcar em pó, deixando realçar apenas o excelente sabor do próprio bolinho.
É sem dúvida um bolo a repetir, com ou sem cobertura.
Bem... como sou gulosa, talvez da próxima vez cubra com curd de laranja ou um ganache de chocolate  :)


Ingredientes:
140g de farinha de trigo
50g de farinha de amêndoa (usei amêndoa ralada)
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
200g de açúcar
raspa da casca de um limão
1 iogurte natural
3 ovos grandes (biológicos)
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
120ml de óleo

cobertura:
açúcar em pó


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte generosamente com manteiga uma forma de bolo inglês de 21x11cm (fiz numa forma quadrada de 19cm)
Numa batedeira, misture a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento e o sal.
Noutra tigela, junte o açúcar e as raspas do limão, esfregando os dois ingredientes com as pontas dos dedos até o açúcar ficar perfumado.
Junte o iogurte, os ovos e a baunilha e bata vigorosamente até obter uma mistura homogénea.
Junte à mistura anterior os ingredientes secos. Agora, com uma espátula de silicone, incorpore o óleo.
Deite a massa na forma e leve ao forno cerca de 45 minutos.
Arrefeça-o 5 minutos sobre uma grade, antes de desenformar.
Antes de lhe deitar a cobertura, deixe arrefecer completamente.
Faça a calda para a cobertura: junte a compota de laranja com a água num tacho e leve ao lume médio, mexendo até derreter.
Pincele o bolo com a calda ainda quente.





Deliciem-se... e bom apetite!

36 comentários:

  1. Ainda bem que te deixaram tirar as fotos!! Olha so o que iamos perder!! Ainda bem que os comentarios que se foram fazendo sobre o bolo, te deixaram inquieta e pudeste ver por ti mesma a maravilha que é!!! E eu ja estou aqui a babar so de pensar nesse bolo com um ganache de chocolate! Como se não me chegasse aqueles que vi com o bendito do curd!!! E por falar em companhia, passamos os 3 para o lanche, pode ser?
    Um beijinho grande!
    Mena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bora lá, já tenho a mesa posta e a chaleira ao lume :)
      Bjns a todos <3

      Eliminar
  2. Este bolo,pelos vistos,está aprovadíssimo. Tenho-o visto em vários blogues e o teu também está lindo!!!! Apetece mesmo fazer e saborear esta maravilha.
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais sempre a tempo de o fazeres Márcia e olha que vale mesmo a pena
      Bjns

      Eliminar
  3. Já vi esse bolinho noutros blogs e fiquei cheia de curiosidade! :D Parece bem delicioso :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha tens que experimentar, porque é verdadeiramente delicioso
      Bjns e boa semana

      Eliminar
  4. Gostei imenso da sugestão, adoro os bolos assim simples e aromáticos, são sempre tão bons!

    ResponderEliminar
  5. Tenho visto várias receitas e tenho gostado.
    O teu ficou uma delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Já o vi em vários blogs e achei-o muito bom, com uma textura fantástica!! O teu ficou muito bonito e também fica bom com a cobertura de açúcar em pó :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuquinha, tu és a mulher destes bolinhos fofos, tens que fazer, vais de certeza adorar
      Bjns

      Eliminar
  7. Parece-me perfeito... A textura incrível.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. O bolo ficou lindo e muito apetitoso! Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Bem este bolinho já vi várias versões dele e cada qual a melhor! Afinal um bolo tão simples tem de ser delicioso!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina
      foi isso que me entusiasmou neste bolinho, por ser simples, de iogurte, mas ficou diferente dos bolos de iogurte que tenho experimentado.
      Bjns

      Eliminar
  10. Querida,

    A tua estreia no "Dorie's" foi fantástica ! :)
    Usaste o kéfir, dá uma textura magnifica ao bolo não dá ? :)

    Ficou lindo, muito convidativo, adorei a cor e a textura interior e eu também teria optado talvez por uma ganache, caso o tivesse executado, mas não me foi possível ! :)

    Beijinho grande, bom início de semana ! :) <3

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga,
      Optei por não fazer a cobertura porque já era tarde e estavam à espera do bolinho para acompanhar o chá, mas para a próxima, sim :) porque vai haver próximas :) farei com cobertura de chocolate.
      O kéfir é fantástico, eu coloquei um iogurte e depois meio copo de kéfir, porque o bolo é pequeno para tantos gulosos que há cá em casa :)
      Bjns e boa semana

      Eliminar
  11. Bem Isabel uma estreia fantástica nas Dorie's. O bolo é mesmo bom! O teu ficou lindo!
    Beijinhos minha querida
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Ficou um bolo mesmo bom! e tenho visto tantas versões deste bolo que fiquei verdadeiramente curiosa... afinal não é apenas mais um bolo de iogurte, pois não?! Acho que vou levar a receita!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não é apenas um bolo de iogurte, como dizia a Mena das Aventuras de uma Mamã é "O" bolo de iogurte. Vale a pena experimentar.
      Bjns

      Eliminar
  13. Gostei muito deste bolo. É simples e com uma textura que me agradou.

    Bom início de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é sim Filomena, a textura é mito macia
      Bjns e boa semana

      Eliminar
  14. Um bolo simples e delicioso,adorei!
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Olá Isabel,ficou com uma textura fofinha.Já me imagino a saborear uma bela fatia desse bolo.bjs,violeta

    ResponderEliminar
  16. Lindo, adoro tudo com sabor a laranja e/ou limão :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  17. Mas que bom aspecto de bolo!! Com uma côr excelente e uma textura de certo que inigualável :)

    Com um cházinho quentinho acho que metade do bolo ficava logo por ali!!

    Beijokas

    ResponderEliminar
  18. Estes bolinhos simples para mim são os melhores!!! Macios e saborosos como só eles sabem ser!!

    Beijokas minha querida LiBelinha :)

    ResponderEliminar
  19. Bom dia Isabel!
    Que bolo maravilhoso, laranja com farinha de amendoas hummm... deve ficar muito bom!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  20. Bolo apetitoso!
    Levo já 2 fatias para o meu lanche...
    Bjks

    ResponderEliminar
  21. Acabei de comer bolo, mas ainda provava este de bom grado!

    ResponderEliminar
  22. Olá Isabel, adoro bolos que levam iogurte, e citricos são meus preferidos, além de gostosos, são bem perfumados. Ficou lindo seu bolo, com uma cor linda e uma textura bem macia, e já fiquei aqui a imaginar a sua sugestão de ganache por cima ou curd de laranja. Que delicia deve ficar... Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  23. Laranja e iogurte!! Gosto da combinação!
    Tenho de experimentar =)

    ResponderEliminar