segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Rolo Vegan de Castanhas, Bulgur e Quinoa



"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender a sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver"
(Gabriel Garcia Márquez)


Para quem ainda não sabe, o bulgur é preparado a partir dos grãos do trigo, é rico em fibra e proteína. É ainda benéfico para quem tem a pressão arterial alta, para pessoas com diabetes, ótimo para o sistema digestivo e é um anti-inflamatório natural. No entanto, por ser proveniente do trigo, não é adequado para doentes celíacos ou pessoas que sigam dietas livres de glúten. 
Já a Quinoa tecnicamente é uma semente e não um cereal, mas é conhecido e consumido como grão e por isso considerado nesta categoria. É provavelmente uma das melhores escolhas principalmente para quem é intolerante ao glúten. Oferece todos os aminoácidos essenciais de uma proteína completa, com um elevado teor em fibra e com um baixo índice glicémico mantém-nos saciados por mais tempo sendo por isso a melhor escolha para quem quer perder peso.
Já confecionei este rolo algumas vezes, uma delas para a ceia do natal passado, mas com alterações, pois gosto sempre de dar o meu toque pessoal às receitas que me inspiram. A receita foi adaptada daqui. Espreitem este blog e façam como eu, experimentem as deliciosas receitas partilhadas pela Luísa.
O recheio deste rolo pode ser confecionado de véspera e finalizado no próprio dia. O molho é top, não deixem de o experimentar, mesmo servido com outro qualquer alimento.
As minhas desculpas pelas fotos, porque além de não conseguir uma única do interior do rolo, também não ficaram muito bem, mas quem por aqui passa sabe que o meu jeito para a fotografia não é lá grande coisa 😃

Ingredientes:

Massa folhada vegan (usei de compra)
400g de castanha 
30 g de quinoa 
20 g de aipo
90 g de cebola
10 g de alho 
120 g de bulgur
300 g de cogumelos Marron
150g de nozes picadas (pode ser outro fruto seco)
120g de abóbora manteiga
100 ml de azeite virgem extra
Pimentão doce a gosto
Sal a gosto
Pimenta caiena a gosto
Piripiri q.b.


Ingredientes para o molho:
150 g de cebola
100 g de cogumelo Marron
200 ml de cerveja
10 g de extracto de levedura de cerveja
Pimentão doce a gosto
Alho em pó a gosto
Piri-piri a gosto
Pimenta preta a gosto
75 ml de azeite virgem extra


Preparação do rolo:
Numa panela com água coza as castanhas. Depois de cozidas, descasque e pique-as.
À parte, num tachinho coza a quinoa e noutro tacho coza o bulgur consoante as instruções da embalagem.
Numa frigideira deite o azeite e a cebola e deixe refogar. Junte depois o aipo, o alho, a abóbora e os cogumelos picados, deixando refogar um pouco para largar a humidade. Acrescente as castanhas e as nozes picadas, a quinoa e o bulgur já cozidos, envolva e acrescente os restantes temperos.
Cozinhe por mais uns minutos em lume brando mexendo de vez em quando. tem que ficar uma mistura densa e com pouca humidade de modo a ser moldada.
Deite numa travessa e deixe arrefecer.
Estenda a massa folhada (com o papel vegetal por baixo) num tabuleiro de ir ao forno e marque ao de leve um retângulo no centro com cerca de 12cm, deixando umas abas de lado, que são cortadas horizontalmente. Coloque o recheio no retângulo que marcou no centro e vá fechando alternadamente cada aba, de modo a ficar com um rolinho. Veja aqui como se faz.
Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até a massa folhada estar douradinha.

Preparação do molho:
Numa frigideira coloque o azeite e a cebola cortada em rodelas a refogar. Quando a cebola alourar junte os cogumelos laminados, o extracto de levedura e as especiarias. Assim que o cogumelo tiver reduzido de tamanho adicione a cerveja e deixe cozinhar até o álcool evaporar.
No final, triture tudo e sirva a acompanhar o rolo.



Delicie-se...e bom apetite!

2 comentários:

  1. Bem-vinda de volta!!! Saudades das tuas receitas ;) Bjinhos e espero 'ver-te' mais vezes :)

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Obrigada minha querida :)
    Vou sempre fazendo alguma coisinha, mas não tenho muita disponibildade e às vezes paciência para as colocar aqui
    Mas pode ser que desta vez eu ande mais assídua
    Beijinhos

    ResponderEliminar