domingo, 28 de junho de 2015

Gelado de Mirtilos (Blueberry-sour cream ice cream)


O mirtilo é uma das maiores fontes de antioxidantes que temos ao nosso dispor, com a vantagem de nos ser apresentado em doses fisiológicas, ou seja, às quais o nosso organismo está habituado, e não em "mega-doses” como existem em muitos suplementos. Com um potencial antioxidante superior ao da maioria dos frutos e legumes mas também do vinho tinto e do chá verde, o mirtilo tem sido associado à prevenção de patologias como a hipertensão, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e vários tipos de cancro. Também na diminuição do declínio cognitivo associado ao envelhecimento e na diminuição dos danos cerebrais em vítimas de AVC o mirtilo tem efeitos positivos e comprovados cientificamente.


Os gelados têm sido uma das sobremesas preferidas aqui em casa. As frutas que não se comem ao natural acabam numa taça de gelado :)
Este, ficou com uma cor linda e com sabores de verão. As fotos foram tiradas à pressa e com muita pena só consegui aproveitar estas, porque o gelado "teimava"em derreter.
A receita foi retirada do livro Baking de Dorie Greenspan, uma escolha perfeita do grupo Dorie às Sextas para estes dias muito quentes. 
São servidos?



Ingredientes:
1 chávena de mirtilos (frescos ou congelados. Se forem congelados, descongelar e escorrer bem)
1/2 chávena de açúcar
1 pitada de sal
Raspa e sumo de 1/2 de limão ou lima (ou mais sumo a gosto)
200ml de natas 
200ml de crème frâiche (natas azedas)

Preparação:
Colocar os mirtilos, o açúcar, o sal e o limão num tacho médio e cozinhar em lume médio mexendo sempre até a mistura ferver e as bagas amolecerem, durante cerca de 3 minutos. Triturar a mistura até ficar um puré homogéneo, durante cerca de um minuto (nunca irá ficar completamente suave, o que é normal).
Juntar as natas e o crème fraîche e bater até estarem misturados. Provar e, se necessário, juntar mais açúcar ou sumo de limão. Deitar numa taça e refrigerar até estar bem fresco. Deitar na máquina de gelados e seguir as instruções do fabricante. Quando estiver pronto, levar ao congelador por duas horas.





Deliciem-se... e bom apetite!

7 comentários:

  1. Costumo fazer os gelados em casa, gosto muito mais do que os de compra! Este nunca fiz mas vai para a minha lista pois adoro a cor e a textura! Deve ser delicioso! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. E é o tampo deles! Excelente aspecto! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Ai q delícia! Vou querer fazer e provar, claro :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Adoro sorvetes caseiros. Sabemos o que leva, não tem conservantes e costumam ficar melhores que os de compra. Ficou com uma cor fantástica, e decerto muito saboroso. Adoro mirtilos. Beijinhos, ótima semana Isabelinha

    ResponderEliminar
  5. Esse gelado caseiro tem uma cor fantástica e está mesmo cremoso como eu gosto

    ResponderEliminar
  6. Olá Isabel!!!
    Pena que os mirtilos por aqui são tão difíceis (e caros!) de se encontrar, acho uma frutinha de sabor realmente especial!!!
    Esse sorvete ficou uma tentação, posso garantir só de olhar as fotos!!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderEliminar