quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pão Que Não se Amassa e uma Teimosia


Este pão já foi publicado por alguns blogs, por isso não será novidade para a maioria das pessoas.... mas para mim é :)

E porquê uma teimosia? 
Ontem fui desafiada por duas amigas para fazer este pãozinho (podem ver aqui e aqui a arte destas meninas), como não sou de desistir e sou muito teimosa, fui logo tratar de fazer a primeira etapa. 


Esta é a segunda etapa, é a parte em que têm muito que amassar.... bricadeirinha :)) é só dobrar a massa.
Eu costumo dizer que não tenho jeito para a padaria... mas depois de fazer este pãozinho delicioso, jamais poderei ter desculpa :)
Mesmo assim ainda tenho as minhas dúvidas, porque este pão não necessita de ser amassado e o meu handicap deve ser na parte de "dar ao braço" :) veremos!!
Como é que um pão que não se amassa, fica tããão bom?!


Ficou lindo :) com uma côdea estaladiça e macio por dentro. Foi acompanhado por enchidos caseiros, manteiga, requeijão e muita fome :)
Desafio superado!!


Ingredientes:
3 chávenas* de farinha de trigo (tipo 65)
1/2 de um cubo (cubo de 25g) de fermento de padeiro
1 + 1/4 de colher de chá de sal
1 + 1/2 chávena* de água morna
farinha de milho para envolver (ou a mesma farinha da massa)

(*medida de chávena 250ml)

Preparação:
1ª etapa: Coloque a farinha numa tigela e misture sal.
Desfaça o fermento num pouquinho da água morna e depois junte esta mistura à farinha, assim como o resto da água. Mexa para que toda a farinha seja absorvida.
Nesta fase não faça mais nada. Fica uma massa feia e pegajosa, mas é assim mesmo. Tape-a e deixe entre 12 a 18 horas em ambiente tépido (deixei dentro do forno).
2ª etapa: Passado esse tempo, enfarinhe a bancada e despeje a massa suavemente, salpicando-a com mais farinha e sempre de forma suave e enfarinhando as mãos, dobre-a (veja aqui) e com cuidado transfira-a para um pano enfarinhada com farinha de milho. A massa fica tapada cerca de 2 horas.
3ª etapa: Pré-aqueça o forno a 220ºC com o tacho de barro, ou tabuleiro enfarinhado para ficar bem quente. Coloque depois a massa de pão dentro do tacho com cuidado, tape e deixe cozer cerca de 35 minutos (eu tapei com folha de alumínio). Destape e deixe mais cerca de 20 minutos para dourar.
Retire do forno e tem o seu pão pronto a ser devorado :)




Deliciem-se... e bom apetite!

22 comentários:

  1. Vou querer uma bela fatia :D
    Ficou maravilhoso!
    Beijoca!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Olá, Isabel!
    Esta receita está na minha mira... fácil e com um aspecto delicioso... fico a imaginá-lo quentinho com manteiga... hum!...
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula,
      com manteiga e com qualquer coisa é sempre muito bom :)
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  3. É mesmo maravilhoso, também fiz esse pãozinho no fim de semana e o post saiu na segunda-feira. Adoro. Bisous, Né

    ResponderEliminar
  4. Que pãozinho com tão bom aspecto!! E é tão simples de fazer, gostei muito :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Acho que partilho do mesmo problema que tu, mas como superaste o desafio eu tambem devo ser capaz de tal.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Bem fiquei curiosa com este pão. Vou ter que experimentar para ver como é! Ficou lindo e deve ser tão bom quentinho com manteiga!

    ResponderEliminar
  7. O interior desse pão é excelente, que maravilha!

    ResponderEliminar
  8. Li adoro pao fresco feito em casa e cá por casa o padeiro é o meu marido que com arte e requinte faz coisas incríveis... Fiquei curiosa com este pao e o seu aspecto interior... Acho que vou ter de experimentar! Com certeza pouparia imenso tempo ao meu marido :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu acho que este nem lhe rouba tempo nenhum e além de ser muito saboroso, parece que tivemos imenso trabalho e andámos a noite toda a amassá-lo :)
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  9. Olá Libelinha,

    fiquei com vontade de comer um bocadinho deste pão!
    devem ter ficado muito bom ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. E logo com enchidos...Já comia!!!
    Com um queijinho e um bom vinho tinto...
    Um petisco destes até arrebita os apetites mais contidos.
    Bjks

    ResponderEliminar
  11. :) Que coisa boa... Adoro pão! E se esse não se amassa vou ter de experimentar. Ficou bem apetitoso :)
    Beijinho doce !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Cristina, é mesmo super fácil e muito bom, parece pão alentejano
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  12. Linda, linda !!!
    É o que tu és !!!
    Como vês o bicho papão desapareceu e tu conseguiste fazer um Senhor Pão que mete respeito e coloca muitos aí de algumas padarias bem ao cantinho !

    Ficou magnifico, querida, adorei ! :)
    Espero que todos tenham gostado aí em casa !!! :)

    Só uma coisa: reduziste a farinha propositadamente ? Só para saber, para aprender... :)

    Beijinho grande e xi :)


    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida,
      Obrigada pelo incentivo e pelo desafio que me fizeste :)
      Vamos ver, quando eu me virar para o pão que se amassa, se o papão não volta :)
      Não reduzi a farinha, mas a minha chávena é de 250ml e a tua é só de 240ml :) vai daí, não coloquei mais que 3 chávenas.
      Mas tu achas que aprendes alguma cosa comigo, sobre pão?!! quem me dera!!

      Bjcas e um xi enfarinhado

      Belinha

      Eliminar
  13. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura... Assim é que é!! Está aqui um paozinho maravilhoso!! E tu, Isabel, estás aprovada!! Este foi o meu primeiro e nao voltei a fazer mais!! Qualquer dia volto a repetir!
    Ai que inveja me fizeram esses acompanhamentos!!! É que por aqui nao se encontra nada dessas coisas!! Levo uma fatia pro lanche e um bocadinho de requeijão!!
    Beijinhos
    Mena

    ResponderEliminar
  14. Esse pão ficou excelente e com umas rodelas de chouriço jã ia...
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Também ando para fazer esse pão desde que o vi no blogue da Lenita, pois o aspecto rústico e a textura, não me saem da memória. o teu, é só mais um belíssimo exemplar.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar