segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sachertorte


Um bolo com história...
O sachertorte foi inventado no ano de 1832, por Eduardo Sacher, chefe de cozinha do príncipe de Metternich, da Áustria. Mais tarde, a receita passou para a sua nora Ana Sacher, que tornou mundialmente conhecido o Hotel Sacher de Viena, que foi inaugurado com este bolo.


Quem viu o filme "Chocolate" deve lembrar-se do papel de Juliett Binoche na misteriosa Vianne, sempre atenta a perceber os desejos de cada freguês da sua chocolataria , acabando por se renderem às tentações do chocolate :)


Entre vários bolos à escolha, acabamos sempre por optar por um de chocolate... e prometo sempre a mim mesma que para a próxima faço um diferente :) isto, porque cá em casa não sou a única viciada em chocolate!! 
A receita original leva recheio de doce de alperce... este não foi recheado, nem deu tempo :)) mas ficou "gulosamente" pecaminoso :) 


Ingredientes:
140g de manteiga
160g de açúcar
180g de chocolate ralado
8 ovos
30g de açúcar em pó
140g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Recheio e cobertura:
200g de doce de alperce
200g de chocolate
3 colheres de sopa e manteiga

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre uma forma de fundo amovível com papel de alumínio.
bata a manteiga com o açúcar até obter um creme.
derreta o chocolate em banho maria, deixe arrefecer e depois junte ao creme, continuando a bater até fazer bolhinhas.
Acrescente as gemas aos poucos, batendo fortemente. 
Bata as claras em castelo com o açúcar em pó e envolva suavemente no creme.
Misture a farinha com o fermento e envolva na massa, mexendo bem.
Coloque a massa na forma e leve ao forno cerca de 40 minutos.
Depois de retirar o bolo do forno, espere que arrefeça, tire o aro e  corte-o  ao meio. 
Recheio: aqueça o doce de alperce, bata-o um pouco e recheie o bolo.
Cobertura: derreta o chocolate com a manteiga em banho maria e cubra completamente o bolo com este preparado.
Enfeite a gosto :)





Deliciem-se... e bom apetite!

34 comentários:

  1. Hum!... Excelente! Fiquei com água na boca! Guardas-me uma fatiazita? ;)
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Tão bom aspecto!
    beijinhos e boa semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Olá Luísa!
      guloso e delicioso :) troco uma fatia pelas tuas natas do menino jesus :)
      Bjns e boa semana
      Isabel

      Eliminar
  4. Quero uma fatia! Ficou com um aspecto tão estrondosamente pecaminoso e calórico... Nao resisto a chocolate e cá por casa a escolha acaba sempre por recair em bolo de chocolate tb...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. então sabes bem do que falo :) tens que experimentar.
      Bjns e boa semana
      Isabel

      Eliminar
  5. É daqueles bolos que adorva provar pois adoro chocolate.
    O teu ficou perfeito e lindo.
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São, tens mesmo que provar, mas põe o recheio para ser a gulodice total.
      Bjns e boa semana
      Isabel

      Eliminar
  6. Que aspecto delicioso...faço ideia o sabor!!! :)

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Eu adoro chocolate e este bolo deve ser qualquer coisa... de delicioso!

    Beijinhos,
    Marisa
    http://www.sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa, o bolo é muito bom e digo-te que o fiz no sábado à noite e domingo à tarde só lá estava o prato :)
      Bjns e boa semana
      Isabel

      Eliminar
  8. Uau, fiquei fã só de ler a história e, claro, pelas fotos - que gulodice! Quero ver se faço durante esta época :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho um livro (já com muitos anos) só com receitas de chocolate, que são uma perdição todos eles. Daí a dificuldade em escolher :)
      Bjns e boa semana
      Isabel

      Eliminar
  9. Eu adoro esse bolo! Gosto mesmo muito! E este tem um lindo aspecto!
    beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Que bolo delicioso! Gostei do nome :) e da História! Sempre a aprender!
    Adorei o teu blog, tem comidinha tão boa!!! ;)
    Beijinho e boa semana!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia, que bom que gostaste do meu cantinho :) fico feliz e espero que voltes sempre.
      Bjns e boa semana
      Isabel

      Eliminar
  11. E quem é que fica indiferente a uma delicia destas?
    Olha eu nao sou de certeza pq so pelas imagens já me estou a babar toda!
    Tu levas uma fatia do meu que eu levo o teu todo :D
    Beijinho querida!
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia!
      Eu sou super gulosa, até comia os dois :)
      Bjns amiga
      Isabel

      Eliminar
  12. Olá LiBelinha,

    Yammi - deliciso!

    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,
      não te vás embora sem levar uma fatia :)
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  13. Ficou tão lindo Libelinha!!!
    Adoro o bolo Sacher, é lindo e delicioso.
    Chocolate que nos seduz a cada dentada e fatia :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Adoro, Isabel !

    Já fiz também e por pouco que não se comia todo no mesmo dia !
    Mas há várias versões, todas irresistíveis !

    Ficou magnifico o teu bolo, não admira que nada tivesse sobrado !
    Adorei ! :)

    Um beijinho grande

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há várias versões e esta que fiz nem sequer é seca (como seria de supor), mesmo sem o doce de alperce.
      Tenho cá em casa um guloso pior que eu...o meu filho :)
      Bnjs
      Isabel

      Eliminar
  15. Adorei o aspecto, ficou perfeito! Já não me lembro de comer sachertorte, mas fiquei com vontade de fazer em breve :)

    Não conhecia o teu blog, mas já me tornei seguidora!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cuca, então serve-te de uma fatia, gostei da tua visita amiga. Volta sempre que serás bem recebida:)
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  16. Que aspecto maravilhoso! E eu que adoro chocolate fiquei a babar.

    ResponderEliminar
  17. Olá.

    Como deve estar delicioso!!! bem que me apetecia provar... mas com este aspecto,nem uma migalha devia ter sobrado.


    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria
      pois, não demorou muito não, tenho um super guloso que quase nem me deixava tirar as fotos :)
      Bjns
      Isabel

      Eliminar