domingo, 16 de dezembro de 2012

Doce de Abóbora e Laranja


"Se não sois capaz de um pouco de feitiçaria, não vale a pena meter-vos a cozinheiro"  (Colette)



Não sou muito de fazer este tipo de doces, excepto o doce de figo, porque cá em casa não se comem e acabo por gastá-los a rechear uma torta ou um bolo. Quando a minha sogra os faz, dá-me sempre um frasquinho.
Fiz este doce para aproveitar a polpa que retirei da abóbora, antes de a fazer recheada com frango :)
Gosto mais de doces com pedaços. Ficou muito bom e já me pediram para fazer mais... quem diria!!
Sei que há imensas receitas deste doce... aqui vai a minha versão :)

Ingredientes:
700g de abóbora
1 laranja
400g de açúcar
1 pau de canela
sumo de uma laranja

Preparação:
Corte a abóbora e a laranja em pedacinhos  coloque num tacho, juntamente com o açúcar, o sumo a laranja e o pau de canela.
Misture bem e deixe descansar umas horas (eu deixei de um dia para o outro). Vai formar um molho, mas não se preocupe.
Depois, leve o tacho a lume brando até obter ponto de estrada ( coloque um pouco de doce num prato e se passar com uma colher, ele abrir uma estrada, está pronto).
Retire e com o doce ainda quente deite em frascos esterilizados,  feche-os e coloque-os virados ao contrário para criarem vácuo.
Depois de arrefecerem guarde-os num local fresco e seco.
Nota: pode enriquecer este doce substituindo 100g de abóbora por cenoura, ou acrescentar 100g de amêndoa torrada.



Deliciem-se... e bom apetite!

14 comentários:

  1. Eu também adoro este doce, é dos meus preferidos!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Que belo doce...adorei a ideia!
    beijinhos e bom domingo,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Muito boa a máxima de Colette! Blog interessante e inspirador o teu! O doce e o frasquinho estão lindos!!!
    Beijinhos, bom domingo!
    Madalena

    ResponderEliminar
  4. É dos meus preferidos e o teu ficou excelente.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Por falta de tempo, há muitos dias que não visito o "emoções às colheradas".
    Vejo que o registo continua o mesmo.
    Cozinha atual, com memórias do passado e fotografias deliciosas, de fazer crescer água na boca.
    Muitos parabéns!!!
    Bjit

    ResponderEliminar
  6. O doce de abóbora é dos meus preferidos, faço imensas vezes cá para casa e todos adoramos.

    ResponderEliminar
  7. Este doce ficou com uma cor linda e com ótimo aspeto.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Ficou com óptimo aspecto! É uma combinação de sabores muito agradável!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Olá Amiga,

    A tua primeira foto deixou-me literalmente a salivar !
    Era essa a intenção ? ;-)
    É que não se faz, já é tarde... :-))

    Uma cor fabulosa é o que vejo nesse teu delicioso doce de abóbora, adorei a combinação com a laranja e garanto-te que o comeria de bom grado numas tostas e não somente em recheio de bolos (que também gosto muito).

    Perfeito, Isabel ! :-)


    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Isabel!
      "amor com amor se paga" :) eu fiquei a salivar com os teus bolinhos de chocolate, agora vinguei.me :)
      Bjns e boa semana
      Isabel

      Eliminar
  10. As compotas de abóbora q tenho feito diferem um pouco da tua, mas gostei do toque da laranja com a canela :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  11. E que feiticeira maravilhosa tu és, amiga. Gostei imenso deste doce. Aliás, doce de abóbora é, para mim e a par do doce de morango, os meus favoritos. Vou levar a receita.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar