terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bolo de Nutella e Cenoura com Caramelos

Um mês depois...

Faz hoje um mês que me lancei nesta aventura... passou num instante e a partilha de experiências foi muito enriquecedora. Aprendi muito neste curto espaço de tempo e criei amigos... ainda que virtuais, transmitem-me carinho e incentivo em cada comentário que deixam. 



O meu agradecimento a todos que visitam a "minha" cozinha e espero que continuem a sentir emoção a cada colherada :)



Este bolinho é para vocês que estão desse lado, sirvam-se, deliciem-se e estejam à vontade para repetir :) Obrigada!


Fiz este bolo, adaptando uma receita (bolo de caramelo) que tinha da minha mãe.

Ingredientes:
2 chávenas cheias de farinha
1 e 1/2 chávena de açúcar
5 ovos
2 dl de óleo (1dl mais 1dl)
2 cenouras médias cozidas
nutella
caramelos aos pedacinhos

Cobertura:
150g de chocolate 
2 colheres de sopa de manteiga
1 tablete de chocolate de arroz tufado


Preparação:
Misture a farinha com o açúcar... deite os ovos e 1dl de óleo e bata bem.
Divida a massa em duas partes.
Numa parte junte a cenoura cozida  e  triturada batendo bem.
Na outra parte da massa junte a nutella e mais 1dl de óleo, batendo bem. Se ficar com uma consistência um pouco mais grossa que a anterior, não se preocupe.
Num tabuleiro untado e polvilhado com farinha, deita-se a massa da mistura da cenoura e de seguida espalha-se por cima os caramelos partidos aos pedacinhos.
Deitar depois a  massa da mistura de nutella sobre a anterior.
Com a ajuda de um espeto ou de uma faca, fazer espirais na massa (em cima) de modo a ficar só um pouco misturada.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 35 a 40 minutos.
Para fazer a cobertura, misture tudo num tachinho e leve ao lume em banho maria, mexendo sempre até obter um creme homogéneo, retire e cubra o bolo. 
Enfeite com nozes e raspas de laranja.


Deliciem-se... e bom apetite!

30 comentários:

  1. Muitos parabéns por estes primeiros tempos, agora tens muito mais pela frente!
    Gostei da tua sugestão, tão gulosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa!
      Espero aprender sempre mais a cada dia.
      Obrigada pelo carinho :)volta sempre.
      Bjns e resto de boa semana
      Isabel

      Eliminar
  2. Esse bolinho está tão bom!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leva uma fatia para o lanche :)
      Volta sempre.
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  3. Respostas
    1. e muito guloso, és servida?
      Espero que voltes sempre.
      Bjns e boa semana
      Isabel

      Eliminar
  4. Olá LiBelinha,


    É um momento que reservamos para nós, partilhamos e trocamos de ideias, conhecemos peesoas simpáticas e interessantes. Parabéns e continuação de partilhas por muitos anos

    Um bolo delicioso para comemorar,
    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, é um lugar de partilhas e de conhecimento, estou a adorar.
      Obrigada e cá te espero sempre com coisinhas boas, mas espreitando sempre as tuas também :)
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  5. Olá
    Parabéns pelo 1º mês :) que se sigam muitos mais!
    Esse bolo está qualquer coisa...

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa!
      Espero bem que seja por muito tempo, porque gosto da companhia.
      Sim, estava mesmo muito bom e quase nem deu tempo de tirar fotos :)
      Obrigada pelo carinho
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  6. Tudo que leve nutella é bom!
    Parabéns pelo primeiro mês de posts, que venham muitos mais;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, pelo carinho.
      Bjns e volta sempre
      Isabel

      Eliminar
  7. Que bolo lindo! Obrigada, já tomei a liberdade de levar a minha fatia!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Ainda bem que gostaste :)
      Obrigada pelo carinho e volta sempre.
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  8. WOW que tentação!! Deve ser simplesmente delicioso! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Candy!
      Leve uma fatia, mas volte sempre
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  9. Parabéns por este mês tão bem recheado Isabel! :)
    Adorei o bolo, e sim, sirvo-me e repito. Com nutella, como resistir?
    Delicioso e lindo de aspecto. Que maravilha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ginja,
      serve-te à vontade, com nutella é mesmo impossível:)
      Bjns e obrigada pelo carinho
      Isabel

      Eliminar
  10. Estou a visitar alguns blogs, e tive o privilégio de encontrar o seu, vi na pagina inicial o que escreveu, e como gostei folheei mais algumas páginas e fiquei maravilhado pelo que vi e li.
    Dou-lhe os parabéns, mas queria deixar um apelo continue assim dando sempre o melhor, boas mensagens, bons temas. Gosto de escrever, mas também gosto de ler bons temas, por isso é que parei aqui.Porque desta vez não consegui provar o bolinho ainda experimentei mas desilusão.
    Meu nome é: António Batalha.
    Sou um servo de Deus,e deixo aqui a minha bênção,que haja paz,amor na sua vida, muita saúde e felicidade.
    PS. Se desejar seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa seguir o seu blog também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sr António!
      Obrigada pela sua visita e pelas suas palavras, claro que o visitarei.
      Cumprimentos
      Isabel

      Eliminar
  11. Olá Isabel,

    Ainda me lembro como também eu fiquei tão feliz nos primeiros tempos, andava mesmo eufórica eu diria...
    É um Mundo novo de partilhas, de conhecimentos, de aprendizagem e tudo isto é, no mínimo, fascinante !

    É interessante perceberem-se as pessoas pela escrita, é uma das coisas que me fascina ! :)

    Estás pois de parabéns, espero que muitos mais meses venham com muito sucesso para ti e para o teu espaço.

    Devo falar do teu bolo ?
    Pecaminoso, no mínimo... :)
    Decadente de tão fabuloso !!!

    Ai... esse chocolate todo... ;-)


    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel!
      Engraçado :) também me fascina tentar perceber as pessoas pela escrita... muitas vezes dou por mim a pensar nas características de quem está por trás dum texto e imagino uma história... enfim, devaneios!
      Chamavas-me Belinha e sabes que é assim mesmo que me chamam?
      Sim, passou depressa, é muito entusiasmante, porque antes fazia as minhas alquimias dentro de quatro paredes, agora é estimulante saber que vou partilhá-las... aprendi muito!
      E as coisas doces, querem-se mesmo pecaminosas e decadentes, não? :)
      Bjns e uma resto de boa semana
      Isabe

      Eliminar
  12. Hello,Isabel! Já provei está uma delicia.....vou pecar mais um pouco...ai ai a linha curva !
    Adoro vir à rua casinha como bem sabes .
    Continua a partilhar os quadros que tão bem pintas ....
    Aquele abraço :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Té!
      amiga,és sempre bem vinda. Eu também gosto de visitar o teu cantinho, ainda hoje roubei uma fatia para o meu lanche :)
      Bjns

      Eliminar
  13. Que bom aspecto!!! Uma fatia dessas com um leite achocolatado... huummm!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou com um chazinho, vai sempre bem.
      Obrigada Susana
      Bjns

      Eliminar
  14. Isabel que este mês se repita muitos e muitos meses porque o se cantinho é muito bom. Gosto sempre muito das suas partilhas. Esta nao é excepção, especialmente para gulosas como eu :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo incentivo e carinho.
      As partilhas enriquecem-nos e tornam-nos pessoas melhores
      Bjns

      Eliminar