terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bolo de Nutella e Cenoura com Caramelos

Um mês depois...

Faz hoje um mês que me lancei nesta aventura... passou num instante e a partilha de experiências foi muito enriquecedora. Aprendi muito neste curto espaço de tempo e criei amigos... ainda que virtuais, transmitem-me carinho e incentivo em cada comentário que deixam. 



O meu agradecimento a todos que visitam a "minha" cozinha e espero que continuem a sentir emoção a cada colherada :)



Este bolinho é para vocês que estão desse lado, sirvam-se, deliciem-se e estejam à vontade para repetir :) Obrigada!


Fiz este bolo, adaptando uma receita (bolo de caramelo) que tinha da minha mãe.

Ingredientes:
2 chávenas cheias de farinha
1 e 1/2 chávena de açúcar
5 ovos
2 dl de óleo (1dl mais 1dl)
2 cenouras médias cozidas
nutella
caramelos aos pedacinhos

Cobertura:
150g de chocolate 
2 colheres de sopa de manteiga
1 tablete de chocolate de arroz tufado


Preparação:
Misture a farinha com o açúcar... deite os ovos e 1dl de óleo e bata bem.
Divida a massa em duas partes.
Numa parte junte a cenoura cozida  e  triturada batendo bem.
Na outra parte da massa junte a nutella e mais 1dl de óleo, batendo bem. Se ficar com uma consistência um pouco mais grossa que a anterior, não se preocupe.
Num tabuleiro untado e polvilhado com farinha, deita-se a massa da mistura da cenoura e de seguida espalha-se por cima os caramelos partidos aos pedacinhos.
Deitar depois a  massa da mistura de nutella sobre a anterior.
Com a ajuda de um espeto ou de uma faca, fazer espirais na massa (em cima) de modo a ficar só um pouco misturada.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 35 a 40 minutos.
Para fazer a cobertura, misture tudo num tachinho e leve ao lume em banho maria, mexendo sempre até obter um creme homogéneo, retire e cubra o bolo. 
Enfeite com nozes e raspas de laranja.


Deliciem-se... e bom apetite!

30 comentários:

  1. Muitos parabéns por estes primeiros tempos, agora tens muito mais pela frente!
    Gostei da tua sugestão, tão gulosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa!
      Espero aprender sempre mais a cada dia.
      Obrigada pelo carinho :)volta sempre.
      Bjns e resto de boa semana
      Isabel

      Eliminar
  2. Esse bolinho está tão bom!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Uau...Que aspecto delicioso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e muito guloso, és servida?
      Espero que voltes sempre.
      Bjns e boa semana
      Isabel

      Eliminar
  4. Olá LiBelinha,


    É um momento que reservamos para nós, partilhamos e trocamos de ideias, conhecemos peesoas simpáticas e interessantes. Parabéns e continuação de partilhas por muitos anos

    Um bolo delicioso para comemorar,
    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, é um lugar de partilhas e de conhecimento, estou a adorar.
      Obrigada e cá te espero sempre com coisinhas boas, mas espreitando sempre as tuas também :)
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  5. Olá
    Parabéns pelo 1º mês :) que se sigam muitos mais!
    Esse bolo está qualquer coisa...

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa!
      Espero bem que seja por muito tempo, porque gosto da companhia.
      Sim, estava mesmo muito bom e quase nem deu tempo de tirar fotos :)
      Obrigada pelo carinho
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  6. Tudo que leve nutella é bom!
    Parabéns pelo primeiro mês de posts, que venham muitos mais;)

    ResponderEliminar
  7. Que bolo lindo! Obrigada, já tomei a liberdade de levar a minha fatia!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Ainda bem que gostaste :)
      Obrigada pelo carinho e volta sempre.
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  8. WOW que tentação!! Deve ser simplesmente delicioso! ;)

    ResponderEliminar
  9. Parabéns por este mês tão bem recheado Isabel! :)
    Adorei o bolo, e sim, sirvo-me e repito. Com nutella, como resistir?
    Delicioso e lindo de aspecto. Que maravilha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ginja,
      serve-te à vontade, com nutella é mesmo impossível:)
      Bjns e obrigada pelo carinho
      Isabel

      Eliminar
  10. Estou a visitar alguns blogs, e tive o privilégio de encontrar o seu, vi na pagina inicial o que escreveu, e como gostei folheei mais algumas páginas e fiquei maravilhado pelo que vi e li.
    Dou-lhe os parabéns, mas queria deixar um apelo continue assim dando sempre o melhor, boas mensagens, bons temas. Gosto de escrever, mas também gosto de ler bons temas, por isso é que parei aqui.Porque desta vez não consegui provar o bolinho ainda experimentei mas desilusão.
    Meu nome é: António Batalha.
    Sou um servo de Deus,e deixo aqui a minha bênção,que haja paz,amor na sua vida, muita saúde e felicidade.
    PS. Se desejar seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa seguir o seu blog também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sr António!
      Obrigada pela sua visita e pelas suas palavras, claro que o visitarei.
      Cumprimentos
      Isabel

      Eliminar
  11. Olá Isabel,

    Ainda me lembro como também eu fiquei tão feliz nos primeiros tempos, andava mesmo eufórica eu diria...
    É um Mundo novo de partilhas, de conhecimentos, de aprendizagem e tudo isto é, no mínimo, fascinante !

    É interessante perceberem-se as pessoas pela escrita, é uma das coisas que me fascina ! :)

    Estás pois de parabéns, espero que muitos mais meses venham com muito sucesso para ti e para o teu espaço.

    Devo falar do teu bolo ?
    Pecaminoso, no mínimo... :)
    Decadente de tão fabuloso !!!

    Ai... esse chocolate todo... ;-)


    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel!
      Engraçado :) também me fascina tentar perceber as pessoas pela escrita... muitas vezes dou por mim a pensar nas características de quem está por trás dum texto e imagino uma história... enfim, devaneios!
      Chamavas-me Belinha e sabes que é assim mesmo que me chamam?
      Sim, passou depressa, é muito entusiasmante, porque antes fazia as minhas alquimias dentro de quatro paredes, agora é estimulante saber que vou partilhá-las... aprendi muito!
      E as coisas doces, querem-se mesmo pecaminosas e decadentes, não? :)
      Bjns e uma resto de boa semana
      Isabe

      Eliminar
  12. Hello,Isabel! Já provei está uma delicia.....vou pecar mais um pouco...ai ai a linha curva !
    Adoro vir à rua casinha como bem sabes .
    Continua a partilhar os quadros que tão bem pintas ....
    Aquele abraço :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Té!
      amiga,és sempre bem vinda. Eu também gosto de visitar o teu cantinho, ainda hoje roubei uma fatia para o meu lanche :)
      Bjns

      Eliminar
  13. Que bom aspecto!!! Uma fatia dessas com um leite achocolatado... huummm!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Isabel que este mês se repita muitos e muitos meses porque o se cantinho é muito bom. Gosto sempre muito das suas partilhas. Esta nao é excepção, especialmente para gulosas como eu :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo incentivo e carinho.
      As partilhas enriquecem-nos e tornam-nos pessoas melhores
      Bjns

      Eliminar