segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pavlova de Romãs e Caramelo


A Pavlova é uma sobremesa fantástica, que tem como base um merengue crocante no seu exterior, mas por dentro é macio. 
É servida em festas tradicionais como o natal e, tanto a Austrália como a  Nova Zelândia reclamam a invenção desta iguaria. 
O nome deve-se a uma homenagem feita à bailarina russa Anna Pavlova.


Nada como começar a semana com coisinhas doces :)
Quando a Catarina :) pediu iguarias para comemorar o seu aniversário, pensei logo em fazer uma pavlova.... só espero que ela goste, porque aqui ficou aprovada :)
Aviso já que é uma sobremesa muito doce!
Estava gulosamente deliciosa :)



Há três formas diferentes de preparar os merengues e esta é a forma mais simples (a francesa).
Poderão ser feitos com antecedência... confecioná-lo à noite e só fazer a cobertura no dia seguinte. 
Depois de frios, conservam-se cerca de uma semana num recipiente hermético



Ingredientes:

Merengue:
4 claras
1 pitada de sal
220g de açúcar
1/2 colher de sopa de amido de milho (maisena)
1 colher de chá de vinagre

Cobertura:
2 romãs
avelãs (partidas)
1/2 limão (sumo)
2 colheres de sopa de açúcar (opcional)
2 pacotes de natas
1 colher de sopa de açúcar em pó (opcional)

150g de açúcar
150ml de água

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 150ºc. 
Forre um tabuleiro com papel vegetal (não unte) e desenhe um círculo com  22 cm de diâmetro (usei um prato).

Merengue: bata as claras em castelo com o sal em velocidade média, até fazerem picos.... têm que ficar bem firmes e saberá isso se virar a taça ao contrário e elas não caírem.
Junte gradualmente o açúcar, uma colher de cada vez, sem parar de bater, mas agora a uma velocidade maior, até ficar bem firme e lustroso.
Acrescente o amido de milho e o vinagre e envolva.
Coloque colheradas de merengue no círculo que desenhou no tabuleiro, alisando e fazendo picos à volta com as costas da colher, por forma a criar um centro mais baixo (onde irá colocar a cobertura)
Leve ao forno cerca de 1 hora e assim que terminar, desligue e deixe o merengue arrefecer completamente no interior do forno(eu abri um pouco a porta do forno e deixei-o lá toda a tarde).
Depois deste processo, coloque a pavlova num prato de servir.

Cobertura:
Corte uma romã e reduza-a a sumo... junte o sumo do limão e leve ao lume num tachinho com 2 colheres de sopa de açúcar. Deixe ferver e reduzir até formar um xarope. Reserve.
Descasque a outra romã e retire-lhe as sementes. Reserve.
Numa frigideira, faça um caramelo com 150ml de água e 150g de açúcar (não necessita de um caramelo muito espesso)
Entretanto, bata as natas com o açúcar em pó (pode juntar baunilha) até ficarem firmes e depois deite-as em colheradas por cima do merengue.
De seguida, deite as avelãs partidas e as sementes da romã.
Regue com o xarope de romã, deixando-o cair em fio, por toda a cobertura.
Por fim, deite o caramelo em fio, cuidadosamente (não utilizei todo).




Deliciem-se... e bom apetite!

38 comentários:

  1. Que pavlova fantástica!!! Ficou com um aspecto delicioso, mesmo linda!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  2. Ficou linda e perfeita a tua pavlova. Adoro, apesar das calorias, e não resistia essa fatia humm

    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana,
      leva uma fatia :)
      Bjns e uma boa semana

      Isabel

      Eliminar
  3. Ficou linda esta tua pavlova! apesar de doce deve desaparecer muito depressa, não?
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Bom dia minha querida que pavlova deliciosa eu ando á muito tempo para experimentar mas acho a tao dificil de fazer!

    A tua ficou com um aspeto divino

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Margarida :)
      Não é nada difícil,foi mais complicado escreve a receita do que fazê-la :) o merengue só quer certas regras, mas faz-se muito bem, tens que experimentar.
      Pode só cobrir-se com iogurte grego e frutas, fica mais light :)mas muito delicioso.
      Bjns e boa semana

      Isabel

      Eliminar
  5. Depois a má sou eu!! Logo de manhã deparo-me com esta pequena maravilha...
    E ainda por cima é para a festa da Catarina!! Ui... Gulosa como ela, vai adorar de certeza!! Eu por mim não a perco de vista!! Oh oh...
    Beijinhos e bom semana, amiga!
    Mena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mena,
      Depois de ontem ter visto as tuas delícias de mamã e ter engordado 5kg só de ver o belíssimo bolo da nossa querida Isabel, achas que ia deixar barato? A vingança serve-se numa pavlova bem docinha :)
      Bjns e um resto do dia feliz

      Isabel

      Eliminar
  6. Que bela pavlova, adorei.
    Boa semana, kiss

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  7. Ficou com um aspecto maravilhoso, pura gula!

    ResponderEliminar
  8. Querida Isabel, esta sobremesa é tudo de bom! Fiquei paralisada lol a olhar para as fotos, que doce soberbo, deve ser uma delicia, até estou a imaginar a textura deste doce na minha boca. Estou deserta que chegue a hora da festa para poder provar essa maravilha! TENHO MESMO DE EXPERIMENTAR ESTA RECEITA (vou levar comigo):D

    Beijinho grande,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha,
      leva sim e experimenta porque é deliciosa, mas extremamente gulosa :)
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  9. Ficou perfeita a pavlova! :D

    Linda, e deliciosa*

    ResponderEliminar
  10. Minha querida Isabel está mais do que aprovada!!! Já está a caminho da mesa :)

    beijinhos e até mais logo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      ainda bem que gostaste :)
      Bjns e muitas felicidades
      Isabel

      Eliminar
  11. Que verdadeira bomba...:) Mesmo gulosa! nham...uma delícia!
    beijinhos e boa semana
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Olá Isabel,
    Eu adro pavlovas e já fiz algumas e esta combinação é deliciosa e ficou linda, linda!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  13. Esta pavlova hipnotiza qualquer um...Linda!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  14. Olá Isabel!
    Esta sobremesa está divinal,com um aspecto espetacular e uma cor lindissima!!!
    Como eu também comia desta delicia ás colheradas uma atrás da outra sentindo o crocante na boca hummmm que coisa tão boa!!!

    Agradeço-lhe pelo carinho das suas palavras no meu cantinho, obrigada.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,
      eu adorei a tua bavaroise ) também comia às colheradas :)
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  15. Querida,

    "A vingança serve-se numa pavlova !"
    Vais pagar isto tão caro... oh se vais... eh eh eh

    Ficou MAGNIFICA !
    Linda e soberba, essa pavlova com vestido de noiva e rubis nas suas rendas crocantes !
    ADOREI querida, já fiz uma de chocolate, é uma sobremesa que adoro de facto !

    Prendaste a Catarina com requinte e elegãncia, os meus aplausos ! :)

    Beijinhos grandes minha Loirinha !:)

    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) gostaste da expressão? :)
      Pois, vocês servem coisinhas boas e pensam que quando aqui chegam é tudo light :)?!
      nem pensar, quero adoçar-vos a boca com iguarias maravilhosas, porque todas vocês merecem <3
      A Catarina também merece uma sobremesa docinha para fazer companhia às outras dezenas de coisas boas que já tem na mesa.

      Ainda farei uma de chocolate, que tenho debaixo de olho :)
      Bjcas repenicadas amiga

      Belinha

      Eliminar
  16. Eu não quero nem saber quem inventou, só sei dizer que deve ser deliciosa a tal da PAVLOVA.
    Hummmmmmmm!!!

    Belinha hj te encontrei por 2 vezes em blogs amigos e aí tive que passar aqui p/ conhecer o teu blog.

    Fiquei encantada com o teu cantinho e aí já fiquei te seguindo, pois pretendo voltar em busca de outras delícias.

    Bjsssssssss e muito sucesso.

    Se quiser me visitar, será muito bem vinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dinha :)
      Volta sempre, será um prazer ter-te aqui.
      Vou sim, vou ao teu cantinho, fazer uma visita.
      Bjns

      Isabel

      Eliminar
    2. Olá Belinha, obrigada pela visitinha e pelo carinho no meu blog.

      Espero que seja o início de uma grande amizade.

      Bjssssssss querida e que a tua semana seja muito abençoada.

      Eliminar
  17. Que linda Li !!! Ficou um espanto de sobremesa que comeria sem hesitação :D
    ADOREI!!!
    Beijinho bem doce e boa semana :)

    ResponderEliminar
  18. Que maravilha, ficou linda:) Uma delícia!!! beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá...

    é minha primeira vez aqui no blog... entrei pelo link desse bolo de romã!
    nossa ficou lindo!
    receita boa.

    Adorei!
    Beijinhos

    Ps: quando puder adoraria receber sua visita lá no meu blog...
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Volte sempre, será um prazer :)
      Já fui bisbilhotar ao seu cantinho :)
      Bjns

      Isabel

      Eliminar
  20. Esta fantástica,gostei tanto que estou aqui a babar o teclado...
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Ai que linda sobremesa e deve ser dulcíssima :)
    Ai que tentação e que bomba de calorias!
    Ai Isabel, isto engorda só de olhar :)
    Nunca provei, mas depois de ver esta linda Pavlova adorava experimentar, deve ser maravilhosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Oiii Lí, como vai?! Acabei de conhecer seu blog e já estou te seguindo.

    Delícia as tuas receitas. Fiquei curiosa por essa sobremesa. Pavlova pra mim é inédito, eu não conhecia. Farei assim que eu conseguir colocar minha casa em ordem.

    Ficaria muito feliz em tela comigo em meu blog tbm...

    Grande abraço!!
    blohttp://conversandoecozinhando.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar