sexta-feira, 17 de maio de 2013

Pimentos Recheados com Arroz de Sardinhas


Gosto muito de rechear legumes com os mais variados ingredientes e já aqui publiquei beringela e courgete recheadas. Os pratos ficam muito apelativos e ricos em sabores.

Esta receita surgiu da ideia de recriar um prato tradicional português de verão... as sardinhas e os pimentos assados acompanhados por arroz de tomate "a correr" e salada.
É um prato simples e relativamente rápido de fazer, demorando pouco mais de 30 minutos.
Recebi rasgados elogios por quem comeu e repetiu :) estava sinceramente saboroso. 


Com estes pimentos recheados participo no desafio do blog "Entre tachos e Bimby" da amiga Kátia, que pede um prato com arroz Bom Sucesso.
O arroz carolino Bom Sucesso é ideal para esta receita, fica cremoso e inteirinho como podem ver nas fotos.


Ingredientes: (para 2 pessoas)
450ml de água
1/2 cebola
1 dente de alho
tomilho
azeite
2 latas de sardinha em tomate picante
2 pimentos
sal


Preparação:
Num tachinho coloque um fio de azeite, a cebola e o alho picados e deixe alourar.
Abra as latas da sardinha e deite o molho de tomate picante no tacho, junte o tomilho, mexa e acrescente a água. Assim que levantar fervura adicione o arroz carolino Bom Sucesso.
Deixe cozinhar em lume brando e entretanto retire a espinha maior a cada sardinha.
Lave os pimentos, faça um corte em cima em forma de tampa e limpe-os com cuidado para não os furar.
Quando o arroz estiver quase cozido (coze num instante, veja na embalagem), junte as sardinhas inteiras e retifique de sal (tenha em atenção que o molho de tomate picante já tem algum sal).
Coloque os pimentos num tabuleiro, recheie com o arroz de sardinhas e cubra com papel de alumínio.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 15 a 20 minutos, mas retire a folha de alumínio um pouco antes para dourar por cima.
Sirva os pimentos acompanhados por uma salada.
Nota: não deixe o arroz cozer totalmente no tacho, pois terminará a cozedura no forno.





Deliciem-se... e bom apetite! 

15 comentários:

  1. Gostei imenso desta sugestão!! Ficou com um aspecto delicioso, nunca me lembrei de rechear pimentos com arroz :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  2. Que deliciosa sugestão!
    Êxito para a participação!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Estão muito bem! Eu não gosto de sardinhas, mas a minha mãe gosta e é bem capaz de se deliciar com esta refeição :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  4. Ficaram com optimo aspecto, gostei desta sugestão

    ResponderEliminar
  5. Mas que bela ideia de recheio...Gosto muito de sardinhas em tomate e esse pimentos estão mesmo apetitosos!
    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  6. Gostei desses pimentos recheados :)
    beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Mas que ideia fantástica e com tão bom aspeto.
    Já levo daqui um pimentinho para o meu almoço.
    Bjks

    ResponderEliminar
  8. Oi Bela realmente estes pimentos tem um aspecto muito delicioso, a apresentação está linda, tem sorteio lá no blog, vem participar bjs !!!
    http://solpatisserie.blogspot.fr/2013/05/mon-deuxieme-concours-meu-segundo.html

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde minha linda Isabel... aiii como eu gosto de pimentos recheados, e os teus tem um aspeto mais que delicioso, hummm com esse arrozinho nham nham!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  10. Uma escolha deliciosa e visualmente bem apelativa! Boa participação, Isabel!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. wuau mas que maravilha adoro os dois os pimentos e as sardinhas ficou uma refeiçao de 5* adorei bjs bfs

    ResponderEliminar
  12. Pimentos recheados com arroz, hummm, estão lindos.

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Olá Isabel :)
    Eu também adoro rechear vegetais, adoro curgetes, beringelas e tomates.
    O pimento como tenho dificuldade a digerir não está no topo mas adoro o efeito visual.
    Ficou um prato simples, rápido mas tão lindo :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Adoro pimentos e assim com este recheio ainda ficam mais ricos e deliciosos :) Uma refeição completa!

    ResponderEliminar
  15. Minha querida,

    Por acaso nunca me dá para rechear "coisas" ! lol
    Sei lá, acho sempre que não vai sair grande coisa, olha coisas da minha tola, que te hei-de dizer ? :))))

    Adorei esta tua sugestão, minha amiga, já tinha gostado imenso das tuas outras anteriores e, como adoro arroz de sardinhas ( a Mãe fazia tantas vezes ) acho que combinará lindamente com o pimento ! :)
    A aparência é mesmo de comer e repetir uma e outra vez !

    Beijinhos grandes minha linda !

    Isabel

    ResponderEliminar