terça-feira, 7 de maio de 2013

Frango com Limão


Esta é uma receita bem conhecida nas cozinhas portuguesas, mas pelo nome de "frango maricas" ou "frango à paneleiro". Eu prefiro dar-lhe o nome de frango com limão, porque é disso mesmo que se trata. Embora haja várias versões deste prato, eu faço-o do modo mais simples.
Com este franguinho com limão, participo no desafio do blog "Acção na Cozinha", que a querida Carla propôs.

Uma das árvores que tenho no quintal é um limoeiro que dá quase todo o ano e a abundância dos seus frutos permite-me partilhar com familiares e com a minha vizinha :) costumamos fazer trocas por cima do muro :)
As alfaces são plantadas em vasos ou garrafas pet, numa mini horta biológica que fiz ao fundo do quintal, desde que descobri que gosto de  jardinar :) e o quanto isso é relaxante e gratificante.



Aqui em casa este frango é muito apreciado e faço sempre dois :) fica muito delicioso e o molho por cima das batatas fica saboroso.
Foi assado em tabuleiro de barro, num fogão a lenha.
Raramente frito batatas e quase nunca faço das pré cozinhadas, mas às vezes a pressa assim o obriga, como foi o caso.



Ingredientes:
1 frango inteiro
1 limão 
sal

Preparação:
Lave o frango e esfregue-o com o sal.
Corte um limão ao meio e introduza na peito do frango.
Leve ao forno a 180ºC até estar assado.
Sirva acompanhado com salada e batatas fritas regadas com o molho que o frango e o limão libertam.





Deliciem-se... e bom apetite!

35 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Isabel,
    Adoro o frango assim simples e delicioso!
    Eu tambem ando numa de jardinar...apesar, confesso, de nao perceber tanto quanto gostaria e de nao ter muito tempo. Ja tenho um Limoeiro, uma Clementina e uma macieira... ja tentei plantar ervas aromaticas mas ainda nao fiz na perfeiçao...gostava de poder fazer uma pequena horta no meu jardim mas axo que as minhas cadelas iam gostar ainda mais! Tenho uma horta em que ajudo no trabalho e ja esta muito bonita mas nao é minha mas dão-me muitos legumes...adoro a natureza e tudo o que nos dá!
    Agora tou a pensar fazer uma mini na varanda da cozinha, mas ainda me falta a coragem...

    Bjinho e adorei a sugestão :)

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá katia,
      eu também não percebo muito, mas vou aprendendo com quem sabe.
      Só o ano passado é que descobri que gosto de jardinar :) fiz uma mini horta no fundo do quintal em vasos, caixas e garrafas pet, onde planto alfaces, pimentos, tomates, jindungo, ervas aromáticas, morangos e outras coisitas. É muito gratificante ir observando o crescimento e depois colher o que plantámos.
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
  3. Que franguinho com tão bom aspecto, Isabel!! Que delícia :) Gosto muito do frango assado assim :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Não há nada como um bom franguinho "maricas"! Em forno de lenha fica ainda mais delicioso, a minha mãe tinha um...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Isabel, ficou muito apetitoso!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Olá Isabel,
    Também gosto de frango com limão e, a versão mais simples é mesmo a que mais gosto.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  7. Frango saudável e saboroso é assim que defino estes pratos que são os que melhor entram cá em casa! Só se dispensam as batatas fritas :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  8. Hum... Bom almoço!
    É muito rápido de fazer e deve ficar saboroso.
    Adoro assados! É só pôr no forno e deixar a cozinhar enquanto nos dedicamos a outras tarefas.
    Estas ideias são sempre bem vindas cá em casa.
    Obrigado pela sugestão.
    Bjks

    ResponderEliminar
  9. Cá por casa todos adoramos frango, que delícia de sugestão!

    ResponderEliminar
  10. Se há algo que adoro é um frango feito no forno, este teu ficou com um aspecto delicioso e mesmo com eu gosto

    ResponderEliminar
  11. Gosto tanto e o teu ficou uma maravilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Ai Isabel que prato delicioso. Adoro frango com limão, uma bela sugestão de receita. Adorei seu limoeiro, quisera ter um quintal assim. Lindo pé. Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Olá Isabel,

    Gosto tanto de frango no forno e acho que no a lenha fica ainda mais saboroso.
    Beijinhos,


    http://Thatcakesweet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Tambem fiz este frango no domingo adoro, so faço uma coisa diferente junto com o limao meto tambem um caldo knor de galinha... fica delicioso...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,
      pois, há pessoas que juntam o caldo, mas eu faço só com limão e fica muito bom mesmo
      Bjns

      Eliminar
  15. tb adoro jardim acho mt giro olhar e ver quando sai uma flor ou uma erva aromatica este ano platei um limoeiro e uma laranjeira ja estao com flor agora ha que esperar bem adorei o teu franginho que esta hummm bjs

    ResponderEliminar
  16. Coitado do rapaz! Olha o que fizes-te ao pobre coitado! :p eheheh
    Deve ficar super-delicioso! Nunca fiz! Vou ter que experimentar!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  17. Ola minha linda Isabel...

    Aqui por casa franguinho nao falta... temos uma capoeira dele, bem como do resto... enfim... vida de campo... :(

    O teu esta com um aspeto magnifico, agoro frango com limao!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  18. Adoro frango assado desta forma! É simples e muito saboroso!
    Que sorte teres uma pequena horta em casa. Eu tenho alguns morangueiros, rucula e ervas aromáticas! De momento não tenho espaço para mais, mas espero em breve ter.
    Obrigada pela visita ao meu blog.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  19. Tal e qual o da minha mãe! Ela so adicionava um caldo knorr!
    E eu chamo o dito, mesmo frango à paneleiro!! ;))
    Ainda me lembro a primeira vez que a minha mãe o fez! E o teu tem exatamente o mesmo aspeto!!! Entao o sabor é divinal!!!
    Beijinhos triplicados!

    ResponderEliminar
  20. Um dos meus pratos favoritos, a minha avó fazia o frango à maricas divinal que nos tempo de hoje é difícil reproduzir e que me deixa tanta saudade.

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Esse franguinho é sempre um sucesso. Fica optimo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Querida Loirinha,

    Foi-me apresentado como "Frango à Maricas" pela Senhora minha Mãe ! :)))
    E devo dizer-te que é um prato que adoro, porque adoro o toque do limão nos cozinhados, já a menina Filipa não quer, não gosta e não prova !!
    Olha que eu tenho uma paciência ! eh eh eh

    Os teus limões e as tuas alfaces estão lindos, o meu limoeiro também deu imensos, mas nunca plantei alfaces, precisam de muita água, não é querida ?

    Ficou com uma cor lindíssima e já podia ser o meu almoço, almoçamos juntas ?? :)


    Beijinhos grandes

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,
      sim, as alfaces precisam de ser muito regadas senão morrem. Tenho em vasos e voou regando sempre que posso.
      O frango é mesmo assim que é conhecido, à maricas, mas eu gosto mais de o chamar "com limão" :)
      Bjcas

      Eliminar
  23. Tenho um desafio no meu cantinho. Participa!
    deixo o link: http://receitasseducao.blogspot.pt/2013/05/arroz-de-acafrao-e-ervilhas-com-peixe.html

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde, Isabel!
    Este frango é, de facto delicioso e sempre um sucesso! O teu ficou irresistível!
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Eu nunca fiz, mas já comi, e de facto é excelente!!
    Está mesmo perfeito o teu frango, bem tostadinho :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Obrigada a todos pelos comentários, espero que voltem sempre
    Bjns

    ResponderEliminar
  27. Olá, Isabel, que lindo o seu limoeiro! Aqui conhecemos esse limão amarelo como siciliano.
    Este frango com limão está divino, aqui eu também o tempero, às vezes com limão siciliano e o sucesso é total!!
    Bjos e bom fds!

    ResponderEliminar
  28. Obrigada pelos vossos comentários, gosto muito de vos ver aqui, voltem sempre
    Bjns

    ResponderEliminar
  29. Isabel, obrigada pela participação no meu blog "Acção na Cozinha"
    Se tiver facebook tem que partilhar esta receita e depois enviar o link de participação para o post do passatempo.
    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar