sexta-feira, 10 de maio de 2013

Bichos da Seda


Lembro-me da minha mãe fazer muitas vezes estas bolachinhas... são simples, viciantes e muito saborosas.
Quando o tempo arrefece, apetece logo ligar o forno e encher a cozinha de cheiros e sabores... e estas bolachinhas são a desculpa perfeita para isso :) 
Estas foram feitas com a ajuda preciosa da minha querida amiga Maria :) é a mãozita dela que aparece no dispara-biscoitos :) 


Nestas noites mais frias que ainda se fazem sentir, foram servidas com uma chávena de chá fumegante na companhia da Manuela no desafio "Vamos fazer bolachas".
Espero que gostem, são muito crocantes e desfazem-se na boca.


Ingredientes:
400g de farinha
1c. de chá de fermento
125g de manteiga (usei com sal)
125g de açúcar
2 ovos


Preparação:
Numa tigela, deite os ingredientes e amasse muito bem.
Coloque a massa no dispara-biscoitos e dispare para um tabuleiro forrado com tapete de silicone ou papel vegetal. Caso não tenha o aparelho pode moldá-los à mão, no formato que mais gostar.
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 8 a 10 minutos.






Deliciem-se... e bom apetite!

38 comentários:

  1. Que bolachinhas tão giras! E são muito simples de fazer :) hei-de experimentar!

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  2. O nome dos biscoitos é muito engraçado! Quando vi o post pensei que era mesmo sobre bichos da seda, mas descobri que sou uma tola. eheheh
    Os biscoitos parecem ser muito saborosos.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      penso que o nome destas bolachinhas deve-se ao fato de serem onduladas e lembrar o bicho da seda :) a minha mãe tinha este nome e eu deixei-o ficar
      Bjns

      Eliminar
  3. Que delícia, Isabel!
    Dão sempre muito jeito, para qualquer ocasião.

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Estão perfeitinhas, Libelinha!
    E parecem mesmo saborosas!!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  5. Olá Isabel,

    Adoro bolachas:) e gosto tanto de fazer.
    Estas ficaram tão lindas e saborosas acho que consigo imaginar o quanto devem ser boas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parecem-me deliciosas essas bolachas! gostei bastante...
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  7. excelentes para encher a caixa das bolachas!

    já viste o passatempo a decorrer no meu blogue: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/04/passatempo-santa-gula-e-limited-edition.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi sim :)
      ainda estou a escolher o pecado :)
      Obrigada
      Bjns

      Eliminar
  8. Ola Isabel,
    Ando para experimentar o meu dispara biscoitos, vamos a ver se é desta!
    Tem bom aspecto as bolachinhas!
    Bjinho

    Katia
    Passatempo 1ºAniversário do Blogue e Pagina!
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/2013/05/1-aniversario-blogue-e-pagina.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kátia,
      já deixei lá um comentário, vou participar sem dúvida
      Obrigada
      bjns

      Eliminar
  9. Ficaram com um aspecto bem apetitoso! E com a ajuda destas mãozinhas preciosas ainda ficaram melhores, não?!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Oi Bela adorei estas bolachinhas, ficaram lindinhas, bom fsd bjs !!!

    ResponderEliminar
  11. Mas que bonitinhas!! Adoro bolachas, ficaram perfeitas :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Muito boas, já se comiam :) Beijinho meu e da Maria <3

    ResponderEliminar
  13. Nunca tinha ouvido falar, mas parecem-me óptimas :D Adorei a sugestão :D

    Beijinhos e tem um bom fim-de-semana! :D

    ResponderEliminar
  14. Uma delicia mesmo! E assim com um dispara biscoitos ainda mais facil :)

    ResponderEliminar
  15. gosto tanto de bolachas este ano tive dois livros mas ainda nao tive coraguem de fazer uma mas as tuas elas estao 5* ja comia bem uma com o meu café bjs bfs

    ResponderEliminar
  16. Quando vi bichos da seda, pensei que tinhas feito bolachas de amora, ou alguma coisa parecida!! Mas agora já vi o porquê!!
    E calham mesmo bem estas bolachinhas, porque a minha lata está vazia e os teus sobrinhos reclamam!! Estão tão lindas essas bolachinhas! Mas isso é por causa da mãozinha que estava ali!! :)))
    Já sabes que nunca digo que nao a uma bolacha!! Por isso levo 3!
    Um beijinho triplicado e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  17. Ficaram lindas! O que eu queria um utensilio desses! ;)
    Vou levar algumas comigo. hum que boas! :)

    Beijinhos e bom fim de semana,

    Aurea Sá

    p.s. Não te esqueças do desafio! Participa!

    ResponderEliminar
  18. Que lindas bolachitas, adoro bolachas e adoraria ter um dispara biscoitos, preciso providenciar, é um ótimo ajudante na confecção. Adorei a receita. Deliciosas. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  19. Dá vontade levar umas quantas :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  20. Dá vontade levar umas quantas :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  21. OLÁ ISABEL,
    Muito obrigada pela tua participação. Não sabia que estas bolachas tinham este nome, mas transportam-nos logo à infância, não é verdade?
    Adoraria também ter-te na Tea Party de aniversário do Cravo & Canela, a ti e às tuas amigas e leitoras que queiram participar. Podes encontrar mais informação em: http://cravoecanela-umacozinhanosbrasil.blogspot.com.br/2013/05/um-desafio-um-aniversario-uma-tea-party.html
    Até lá, beijinhos e bom fim de semana,
    Manuela

    ResponderEliminar
  22. Olá Isabel,
    obrigada pela visita ao meu blog, volte sempre!
    Umas bolachinhas lindas e cheias de boas lembranças melhor
    ainda.
    Eu adoro fazer biscoitos e bolachas!

    Beijos, ótimo fds!
    Andréa

    ResponderEliminar
  23. Isabel,as bolachas caseiras tem um sabor bem diferente daqueles compradas.São perfeitas para dar boas vindas aos amigos e acompanham na perfeição o café,um chá,um copo de leite.As suas ficaram muito apetitosas!bjs e bom fim-de-semana,Violeta

    ResponderEliminar
  24. Estas bolachinhas são de fato uma grande tentação, o nome é o que consta do caderninho da minha mãe.
    Obrigada pelos vossos comentários
    Bjns e bom domingo

    ResponderEliminar
  25. Olá...
    Que bela sugestão.... Vou tirar algumas...
    Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Querida,

    Se a Mãe tinha esse nome nas bolachinhas, alguma razão há-de haver, fizeste muitissimo bem em conservar-lhe a identidade ! ;)

    Ficaram lindas, aspecto super delicioso e crocante, mas com as mãozinhas mágicas a ajudar, não haveria porque não sairem bem !

    Excelente participação minha querida, um grande beijinho para ti e resto de bom fim de semana ! :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  27. Que delicia de bolachas! Transportam-nos mesmo para a nossa infância. Vou levar meia dúzia delas, que só uma ou duas não chegam para matar a gulodice :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Que delicia linda... Fiquei agarrada ao ecrã apetecia-me mesmo uma ou duas agora :-)

    ResponderEliminar
  29. Boas memórias...
    Bons sabores...
    Bons momentos...
    Recordações deliciosas!
    Bjks

    ResponderEliminar
  30. Gostei destas também Isabel, fica na lista a fazer.

    Beijokas

    Paula

    ResponderEliminar