terça-feira, 28 de maio de 2013

Bolo Gelado de Morango e Iogurte


Amigo

Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra «amigo».

«Amigo» é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo, 
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece, 
Um coração pronto a pulsar 
Na nossa mão! 

«Amigo» (recordam-se, vocês aí, 
Escrupulosos detritos?) 
«Amigo» é o contrário de inimigo! 

«Amigo» é o erro corrigido, 
Não o erro perseguido, explorado, 
É a verdade partilhada, praticada. 

«Amigo» é a solidão derrotada! 

«Amigo» é uma grande tarefa, 
Um trabalho sem fim, 
Um espaço útil, um tempo fértil, 
«Amigo» vai ser, é já uma grande festa! 

(Alexandre O'Neill)



As sobremesas frescas vão começando a aparecer, mesmo quando o sol se esconde em dias de primavera. Os morangos têm sido privilegiados nas iguarias que se fazem aqui, quer pela sua linda cor vermelha, quer pelo seu sabor refrescante e aromático.
Este gelado engalanou-se todo para ir à festa de uma menina muito querida e que adora fazer disparates quando entrevista os seus convidados :) pois é, já adivinharam... é a Margarida do TvsP

         (Adaptada de uma revista de culinária de 2008)

Ingredientes:
base:
200g de bolacha maria
80g de manteiga

recheio:
6 folhas de gelatina incolor
2 folhas de gelatina vermelha
300g de morangos
150g de açúcar
2 pacotes de natas
2 iogurtes naturais
2 claras
morangos para decorar

Molho de morangos:
200g de morangos
150g de açúcar


Preparação:
Comece por fazer a base: triture as bolachas e junte a manteiga fria e cortada em cubos. Misture tudo de modo a obter uma massa úmida. Forre o fundo de uma forma redonda (22 cm) com papel vegetal e coloque a mistura da bolacha, pressionando de uma maneira uniforme, para fazer a base. Leve ao frigorífico.
Recheio: coloque as folhas de gelatina vermelha em água fria. Arranje os morangos e triture-os. Junte 100g de açúcar e leve ao lume durante 3 minutos, mexendo. Retire e adicione as folhas de gelatina vermelhas espremidas, deixe arrefecer.
Demolhe as folhas de gelatina incolor em água fria
Bata as natas e adicione os iogurtes. À parte, bata as claras em castelo com os restantes 50g de açúcar. Envolva-as no preparado anterior. . Retire 3 colheres de sopa deste preparado, leve a aquecer e adicione as folhas de gelatina incolor espremidas, mexa até derreterem e volte a juntar ao creme de natas.
Divida este preparado em duas partes desiguais. Junte o preparado de morango já frio à quantidade maior.
Retire a forma do frigorífico e deite o creme de morango por cima da base de bolacha. Leve ao congelador para solidificar um pouco. Entretanto reserve o creme branco no frio.
Depois deite este por cima do creme de morango (formando duas camadas) e reserve no congelador até solidificar.
Molho de morango: lave, arranje e triture os morangos. Junte o açúcar e leve ao lume, mexendo até formar ponto-fio. Reserve e deixe arrefecer.
Uma hora antes de servir o gelado, desenforme-o, cubra com o molho e decore com os morangos. Leve de novo ao congelador.
Retire-o do congelador 10 minutos antes de servir.






Deliciem-se... e bom apetite!

35 comentários:

  1. Isabel,e o seu bolo ficou fantástico!Tem um aspecto viciante,com uma cor linda e uma textura muito macia e saborosa.Bjs,violeta

    ResponderEliminar
  2. Esse bolo gelado está com um aspecto bem guloso...
    Beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  3. Bommmm dia minha linda Isabel...

    Aiiii que eu babei com tamanha delicia de gelado.... Ainda bem que é para a minha festa e que eu vou la estar ehehe... obrigado pela tua participaçao e carinho... obrigado mesmo

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  4. Esse bolo esta divino...e com morango eu não resisto.
    Quero uma fatia xxl...pode ser??
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Olá Isabel,

    eu imagino a sorte da Margarida, isto é uma tentação, espero ir à festa por isso vou devorar uma fatia desta maravilha.
    Gosto muito de bolos gelados e este ficou bom demais e está com uma apresentação deliciosa, vou ver novamente as fotos.
    Ah também levo a receita é muito simples tal como gosto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Bem, até fiquei a salivar! Este bolo gelado está com um aspecto que apetece mesmo atacar!
    A Margarida vai adorar!
    Uma beijoca

    ResponderEliminar
  7. Aposto que a Margarida vai adorar, tem um aspecto fresco e delicioso

    ResponderEliminar
  8. Tão perfeito, que bela imagem, cobiçei de forma salutar :)

    ResponderEliminar
  9. Adoro a menina que faz disparates quando entrevista os convidados, é tão engraçada!
    O bolo está bom e fresquinho fresquinho para a festa, espero que o tempo se ponha bem até lá que eu quero ter o prazer de provar este bolinho!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  10. Que lindo esse bolo!!! Mesmo apetitoso :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Oi Bel, esta sobremesa além de linda tem um aspecto delicioso, tenho que experimentá-la, levo a receita comigo, tenho certeza que a nossa amiga Margarida também vai amar bjs !!!

    ResponderEliminar
  12. Adorei este teu cheesecake, Isabel! Ficou lindo e irresistível (mas eu sou suspeita porque adoro morangos!!)
    Bjs e uma boa semana!
    Paula

    ResponderEliminar
  13. Que bom aspecto :D Até fiquei a babar! :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia! :D

    ResponderEliminar
  14. Adorei esse bolinho gelado e ficou lindo. Beijinhos,

    ResponderEliminar
  15. Mas que belo bolo gelado. Realmente já apetece tudo que tem a ver com o bom tempo, apesar deste andar tão incerto.
    Estás de parabéns por mais esta belíssima receita de ar tão apetitoso.
    Bjks

    ResponderEliminar
  16. Que verdadeira delicia, tem mesmo bom aspecto!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Belíssimo bolo Isabel, esses morangos estão tão vermelhinhos e lindos, pena que por aqui acabou-se a safra. Seu bolo vai fazer sucesso na festa da Margarida. Adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Isabel, que bolo lindo!
    Um bolo gelado perfeito, com iogurte e morangos, tão primaveril e fresco.
    Apetece mesmo provar um bom pedaço e sorrir.
    Que coisa boa. Ficou mesmo lindo e as fotos, encantadoras!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. wuau ele esta mt bonito e essa fatia humm super bravo bjs

    ResponderEliminar
  20. Isabel...que sobremesa mais linda!!! Ficou com uma cor maravilhosa!
    A isto a que se pode chamar emoções as colheradas...a esse eu também adorava meter a minha colher! :D

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  21. Sobremesa fresca e aonde está o calor???

    Está divinal que aspeto, não posso comer a fatia, mas posso admira-la :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Parabéns aqui está um blog com o qualme identifico!!!
    Espero que goste!
    http://anelnacozinhadasmaravilhas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Oh Isabel,
    Que belas definições de amigo, gostei muito.
    E, esse teu bolo ficou com uma cor linda.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  24. Querida,

    O que mais me apraz saber é que vou ter a excelente oportunidade de provar essa magnifica sobremesa, pois também estarei na festa da Margarida ! :)

    Que bolo fabuloso, eu adoro tudo o que leve morangos e esse está de arromba, uma delicia em que nos perdemos a cada dentada !
    Adoro o contraste de cores, ficou perfeito, amiga ! :)


    Beijinhos muito grandes !

    Nota: O Alexandre O'Neill sabe-a toda ! ;)

    ResponderEliminar
  25. Fiquei colada ao monitor, q bolo lindo e fotos gulosas! Tenho q o fazer, assim q o calor decidir regressar ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  26. Que lindo bolo Isabel :)
    Está mesmo bonito! Eu acho que as sobremesas com morangos têm outra pinta! Estou com os olhos a sorrir para este bolo!
    Vem calor, vem :D
    Um grande beijinho minha querida!
    (Este agradou todos aí em casa, certo?)

    ResponderEliminar
  27. Olá Isabel! Que bolo mais tentador! E ainda por cima é um dois em um, bolo e gelado. Uuuiiii, que tentação. ;) Adorei.
    Beijinho.

    Célio Cruz

    ResponderEliminar
  28. nossa q maravilha de visual e nem imagino o sabor mais deve ter ficado demais, te sguindo
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  29. Bom dia

    Bonito poema. Visual fantástico.Imagens doces, carinhosas. Gostei de ler. Parabéns.
    .
    Gostava que visitassem e, querendo, se fizessem seguidos/as. Fica o meu Obrigado.
    .
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. Eu assumo, que nao vejo a minha barra no blogger! Nao tinha visto esta publicação, mas ja estou mais descansada porque a vou provar na festa da Margarida!!
    E mesmo que nao sobre migalhinha, este vai pro caderno de urgentes!
    Adoro morangos!! E dão um ar delicado a tudo onde os colocamos!!
    Uma sobremesa deliciosa!! :)) Eu levo sim?
    Beijinhos triplicados.

    ResponderEliminar