"A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas".
(Miguel de Cervantes)
A história do pão confunde-se com a da humanidade. É símbolo do povo, do trabalho e está na mesa de todos os povos e das diferentes classes sociais. Na história da Humanidade o pão assumiu diferentes papéis, económicos, políticos e ideológicos e as grandes civilizações, atribuíram-lhe um papel central na sociedade.
Celebra-se hoje a 9ª Edição do Dia Mundial do Pão (World Bread Day 2014).
É a segunda vez que participo nesta iniciativa e como gosto imenso de fazer pão foi com prazer que escolhi uma receita da Annabel Langbein.
É de comer e rezar por mais, perfeito para um lanche tardio e prolongado. Revelou-se delicioso e com uma textura fantástica.
A mesa está posta, sirvam-se :)
Ingredientes:
1 e 2/3 de chávena de água tépida
1/2 c. de chá de açúcar
2 c. de chá de fermento seco
5 c. de sopa de iogurte natural sem açúcar
1/2 chávena de azeite
2 c. de chá de sal da Necton
5 chávenas de farinha T65
polvilhar:
azeite
sementes de sésamo Margão, linhaça, papoila, etc
flor de sal Necton
Preparação:
Numa tigela junte a água, o açúcar e o fermento e mexa. Adicione o iogurte e o azeite e mexa. Acrescente o sal e 4 chávenas e meia de farinha. Mexa de modo a ficar uma massa peganhenta e elástica. Junte mais meia chávena de farinha e envolva. Atire com ela 4 ou 5 vezes dentro da taça para o glúten atuar.
Coloque a massa na bancada enfarinhada e amasse com a palma da mão, vendo a massa mudar. Depois de pronta deite numa taça tapada e deixe levedar cerca de 2 horas.
Depois retire-a e divida a massa em dois pedaços iguais, colocando cada metade num tabuleiro.
Dê o mesmo formato e tamanho a cada um e espalme-os um pouco. Faça covinhas na massa espetando os dedos.
Regue com um fio de azeite e polvilhe com sementes de sésamo (e outros à sua escolha) e uma pitada de flor de sal. (Eu polvilhei cada um deles com diferentes sementes)
Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC durante mais ou menos 20 minutos.
Sirva morno acompanhado por um queijo ao seu gosto.
(Podem ver aqui a mina participação na edição de 2013)
Deliciem-se... e bom apetite!
Gostei muito de pão, adoro pão com sementes.
ResponderEliminarBjs
Mas que lindo está esse pão, tão apetitoso!
ResponderEliminarAté dá fome :)
Ai ai estou maravilhada com tantos pães que tenho visto hoje. Este seu é mais um querida Isabel. Ficou lindo, imagino o aroma de azeite, e a casquinha com as sementes ficou um encanto. Linda participação. Beijinhos
ResponderEliminarQuerida Isabel: eu que adoro pão ,ando "babada" de ver tanta maravilha! O teu está lindo e apetitoso! Gosto das sementinhas por cima,pois dão-lhe um aspeto muito bonito e deve se delicioso!
ResponderEliminarBjn
Márcia
Minha querida,
ResponderEliminarEstá soberbo este teu pãozinho que, apesar de baixinho, se nota fofo e deve ser mesmo uma delicia ! :)
Outro dia vi também a receita de um pão turco num dos livros que por aqui tenho e de facto chamou-me à atenção, agora ao ver este teu de cor tão bonita e tão pintalgadinho, fiquei ainda com mais vontade de o ir fazer, talvez no fim de semana, logo vejo ! :)
Foi de facto uma belíssima participação a tua !
Eu ontem ainda andava à volta do pão e das fotos ! :)
Beijnhos minha linda ! ******
Ficou com um óptimo aspecto! beijinhos
ResponderEliminarEsse pão está divino, até me faz lembrar a focáccia, mas deve ser uma delicia, mais uma receitinha a experimentar. Agora como o tempo vai esfriando, já apetece ligar o forno ...ai a minha dieta...
ResponderEliminarBeijocas amiga
Paula
Olá!
ResponderEliminarNão conhecia este pão turco, mas apesar de ter ficado baixinho parece fofinho. É uma bela participação!
um beijinho
Olá Isabel!
ResponderEliminarMais um pão delicioso que eu desconhecia! Faz lembrar um pouco as focaccias no aspecto. Está com uma cor linda e é perfeito para acompanhar uma refeiç~so daquelas com muito molho. Obrigado por mai uma deliciosa sugestão. ;)
Um beijinho.
Olá, Isabel!
ResponderEliminarTambém vi este programa e esta é uma das receitas que anda em stand by na minha lista! o teu ficou magnifico e aumentou-me, ainda mais, a vontade de experimentar!
bjs e bom fim de semana!
Olá querida Isabel:)
ResponderEliminarQue belo pão! Deve ser uma delícia, o aspecto está fantástico - apetece trincar. Adorei:)
Boa semana!
Beijinhos
Que lindo e apetitoso pãozinho...e que bem acompanhado que ele está!!!
ResponderEliminarBeijinhos.
Love this love! Thank you for participating in World Bread Day 2014 again!
ResponderEliminar