domingo, 1 de fevereiro de 2015

Tartelettes de Favas, Queijo de Ervas e Sementes



"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre, à margem de nós mesmos".

Fernando Pessoa


"Dia Um... Na Cozinha" Pratos Vegetarianos!

O tempo passa depressa, não concordam?
Ainda há pouco tivemos um excelente desafio, cujo tema "Cocktail" fez as delícias dos nossos cozinheiros e já estamos perante um outro tema igualmente desafiante... um prato vegetariano.


Vegetarianismo é um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal. Define-se como a prática de não comer carne, aves, peixes, frutos do mar ou qualquer outro animal, com ou sem uso de laticínios e ovos. Existe uma grande variação de dietas vegetarianas em relação aos produtos que são ou não consumidos.



Escolhi fazer umas tartelettes com sabores magníficos, que adaptei de uma receita que vi numa revista de culinária. Pode substituir-se as favas por ervilhas, alho francês, feijão verde, etc. Garanto que são excelentes acompanhadas por uma salada.




Para mim, este tema faz todo o sentido e explico porquê :)
Há algum tempo eu e a minha filhota resolvemos mudar o nosso tipo de alimentação por vários motivos. Neste momento estamos numa fase de transição e de adaptação, comemos muito pouca carne (só branca) e estamos a aprender a confecionar refeições da dieta vegetariana. O peixe vai ser mais difícil, porque ambas adoramos, mas o nosso objetivo é seguir a dieta ovolactovegetariana. Quanto a mim, é mais fácil seguir esse tipo de dieta vegetariana porque não quero prescindir dos ovos, leite e seus derivados, aproveitando assim um leque mais amplo de receitas.
Temos um longo caminho a percorrer e sei que não será fácil "abandonar as roupas usadas, mas já vai sendo tempo de fazer a nossa travessia".



Ingredientes:(fiz 9)
2 bases de massa quebrada
400g de favas miniatura congeladas
coentros picados 
250g de queijo ralado (à escolha)
400g de natas de soja
1 dente de alho bem picado
sal
pimenta Margão
noz moscada q.b.
sementes de sésamo q.b. (opcional)
sementes de girassol q.b. (opcional)



Preparação:
Coza as favas conforme indica na embalagem. (cozi durante 3 minutos, numa taça de vidro, com 3 colheres de água e cobri com película aderente, depois retirei a casca).
Numa tigela coloque as favas já sem a casca, o queijo, as natas, o alho e os coentros bem picadinhos. Adicione as sementes de sésamo. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.
Forre as formas de tartelettes com a massa quebrada. Deite o recheio em cada uma delas, polvilhe com algumas sementes de girassol e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 19 minutos.
Retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme.
Sirva com uma salada.




Deliciem-se... e bom apetite!

23 comentários:

  1. Mas que lindas estão, tão apetitosas :)

    ResponderEliminar
  2. Que boas tarteletes Isabel! :)
    Estão com óptimo aspecto e adoro os ingredientes escolhidos!
    É uma decisão difícil! Mas contendo ovos, leite e queijo não é tão radical e acaba por ser mais fácil abandonar a carne!
    Aqui em casa já comemos quase só carne branca! Mas acho que não conseguia deixar o peixe!
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
  3. Adorei a combinação dos sabores! Ficaram lindas!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  4. Não sou grande apreciadora de favas mas acho que ia gostar destas lindas tarteletes
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Isabel,

    por acaso tenho toda a certeza que nunca conseguiria ser vegetariana por causa do peixe.
    Estão lindas estas miniaturas, adoro com queijo, no Verão faço sempre para levar para os piqueniques, uma sugestão que fica uma refeição muito boa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que tartelettes maravilhosas, Isabel! Que bela refeição devem ter feito com essa salada deliciosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Como ficaram lindas Isabel e de dar água na boca humm

    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga,

    Já sabia dessas vossas intenções no que diz respeito àcomida vegetariana e, se é algo que vocês de facto têm em mente fazer, dou-vos a maior força ! :)
    Por aqui isso seria impensável, porque todos nós adoramos carne e peixe, poderíamos conter o consumo, mas restringi-lo na totalidade não ! :)
    Estas tuas tarteletes estão absolutamente deslumbrantes, adoro os tons e adoro a conjugação de elementos que usaste e que as deve ter elevado a um patamar de alto nível !
    Estão lindas, lindas e sei que fizeram imenso sucesso ! :)

    Beijinhos grandes *

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, Isabel!
    Achei estas tartelettes um mimo! Lindas e de certeza deliciosíssimas!
    Um beijinho grande e boa semana!

    ResponderEliminar
  10. Não sou lá muito apreciadora de favas mas ficou com um óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/dia-um-na-cozinha-e-uma-refeicao.html

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Isabelita querida. Que saudades já tinha das amigas. Primeiramente adorei a frase de Fernando Pessoa. Estou entrando em uma fase que decidi-me por ousar, modificar muitas coisas em minha vida que antes não tinha coragem, e pensar mais em mim. Veio bem a calhar essa linda frase. Quanto a sua dieta também estou entrando mais ou menos, evitando carne de vaca, mas comendo muito frango e peixe. Não sabia que não se come peixe com essa sua dieta. A mim seria extremamente difícil, pois adoro peixe. Enfim, desejo muita força e sorte a si e sua filhota. Suas tartelettes ficaram divinais, favas queijo e ervas é uma combinação perfeita. Adorei. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  12. Olá Isabel!
    Que lindas tartes e eu não lhes mudava nada, adoro favas :) a minha filha mais velha tembém abandonou o consumo de carne mas come peixe e eu gostava que se mantivesse assim. Acredito muito numa alimentação variada e mediterrânica. Mas, à conta dela, comemos muito mais peixe em casa e a carne é essencialmente branca. Vamos fazendo opções mais saudáveis e isso é muito bom.
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  13. Olá Isabel: não é fácil mudarmos velhos hábitos, concordo. Tal como tu, e embora não esteja a pensar "mudar" para um regime vegetariano, tenho evitado as carnes vermelhas, preferindo as brancas e por uma questão de gosto mesmo. Como não gosto de peixe( eheh) ele nem me faz grande falta. Já legumes adoro de todo o tipo e, por isso, estas tuas tarteletes encheram-me os olhos. Ficaram lindas e devem ser deliciosas ( não conhecia estas favas bebé, tenho de procurar).
    Fiz hoje as tuas bolachinhas de aveia e tangerina: hummmm, são tão boas!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Estão com um aspecto de babar.
    Espero que consigam atingir o vossos objectivo no que toca à alimentação. Confesso que às vezes penso que me tornaria facilmente uma ovolactovegetariana, mas a verdade é que além de gostar muito de peixe, seria uma complicação no dia a dia, especialmente quando lá em casa há quem adore carnes vermelhas.
    Boa sorte e parabéns por essas tartes fabulosas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito, mas aqui em casa ao contrario de ti não tenho uma filha que me acompanhe. Vegetais não são com ela o que me muito me custa. Aproveito agora que foi estudar para fora e faço para para mim e para o marido que também come os pratos vegetarianos muito bem. Há que mudar como dizes.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Querida amiga, adorei as tuas mini tartes, estão lindas, coloridas, um encanto.
    Excepto a fava, gosto de todos os ingredientes, e quem sabe se também a fava juntamente com os restantes ingredientes, também marchava.
    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  17. Isabel, deliciei-me com estas tuas tarteletes tão simples e apetitosas. Aceito a sugestão de substituir as favas por ervilhas dado que por aqui favas é alimento que não tem muitos adeptos.
    Boa sorte para essa nova etapa da tua dieta.
    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
  18. Eu costumo dizer que se não existissem latas de atum, o marisco e o salmão fumado,eu seria vegetariana. Isto para dizer que é, realmente, um longo caminho, e uma grande travessia. Eu fiquei-me pelo abandono da carne e do leite. Continuo a consumir, semanalmente, peixe. E sinto-me bem assim! Boa viagem na travessia, e parabéns pelas belas tartes, tão apetitosas!

    ResponderEliminar
  19. Olá Isabel,
    essa transição tem mesmo de ser assim, suave, nunca cortaria tudo totalmente nem radicalmente, paar o organismo se ir habituando!
    Que corra bem essa vossa mudança alimentar. Eu gosto muito de receitas vegetarianas e cada vez faço mais vezes.
    Adorei as tarteletes, favas, queijo, coentros, maravilha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Olá Isabel!
    Gostei muito das tuas belas tarteletes, tão coloridas e tentadoras fazem as delicias dos mais exigentes. Também faço imensas
    refeições só de legumes, adoro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Ficaram lindaasss as tuas tarteletes Isabel!! :) Essas cores fazem lembrar a Primavera :) Para aqui pode vir uma caixinha delas por favor ;)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  22. Olá Isabel,
    Gostei da ideia das tarteletes com favas,tenho de experimentar!
    Boa semana,bjs

    ResponderEliminar
  23. Olá querida Isabel,

    Só agora reparei que ainda não tinha vindo aqui comentar as tuas lindas tarteletes vegetarianas e até me sinto meio envergonhado por tal falha. Sim, claro que as vi no desfile do dia 1, mas sabes como são estas coisas, o tempo voa, não dá para chegar a todo o lado e quando damos por ela já estamos num novo mês, já tantas receitas foram publicadas. Peço que me desculpes por este lapso. :(
    As tuas tarteletes ficaram lindas. Cá em casa não somos muito adeptos de favas, mas acho que com essas lindas tarteletes me convencias a gostar. Adoro as cores e parece-me uma boa combinação de ingredientes.
    Por aqui também reduzimos cada vez mais na carne e a branca é a preferida. Gosto de variar, de experimentar coisas novas e a alimentação vegetariana vai ganhando o seu lugar. Claro que não serei fundamentalista e jamais me poderia tornar vegan, por exemplo, como é que eu viveria sem queijo?! Nunca, jamais... lol
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar