quinta-feira, 30 de março de 2017

Cheesecake Vegan de Frutos Silvestres



Adoro sobremesas gulosas, lindas e  super deliciosas :)
A confecção de receitas vegan torna-se cada vez mais frequente cá em casa, principalmente quando a filhota está. Leite de vaca e carnes também já deixaram de fazer parte da minha alimentação e em bom rigor posso dizer que me sinto melhor hoje que ontem. Continuo a aventurar-me com as inúmeras possibilidades de pratos lindos, saborosos e saudáveis neste mundo que é novo para mim.
Este cheesecake esteve presente na nossa mesa de natal (assim como outras delícias vegan), foi uma mesa para todos os gostos, respeitando a vontade e os gostos de todos os que partilharam connosco essa época festiva.
Como já tenho dito, as fotos (tiradas com o telemóvel) são o meu maior problema... não tenho muita paciência nem jeito, mas espero que consigam ver como ficou lindo e acreditem que estava muito bom.
A receita é da Gabriela Oliveira do livro "para quem quer ser saudável" Todas as receitas que experimentei deste livro são muito boas e de fácil confecção.



Ingredientes:
Base:
250g de bolachas digestivas ou biscoitos integrais
3 c. de sopa de manteiga vegetal f´derretida
2 c. de sopa de água

Recheio:

1 pacote de natas de soja para bater
1/2 chav. de açúcar de coco + 2 c. de sopa
1/2 limão (sumo e raspa)
1/2 chav. de sumo de frutos silvestres ou de leite de soja
1/2 chav. de frutos silvestres
1/2 chav de morangos picados
2 c. de sopa de ágar-ágar em flocos
1 iogurte de soja natural

Cobertura:
frutos silvestres congelados
açúcar q.b.





Preparação:
Base: Triture as bolachas e coloque numa taça, junte a manteiga derretida e a água. Mexa até formar uma pasta. Deite esta mistura numa forma de 20 cm (de fundo amovível) com o fundo forrado com papel vegetal. Pressione a massa para ficar compacta. Guarde no frigorífico.
Cobertura: num tachinho coloque frutos silvestres congelados e açúcar. Vá mexendo até obter uma consistência de molho. Triture e reserve no frio.
Recheio: Bata as natas até ficarem firmes e adicione as 2 c. de sopa de açúcar. Junte o sumo e a raspa de limão.
Num tachinho misture o sumo (ou o leite), os frutos silvestres, os morangos, a ½ chávena de açúcar e o ágar-ágar. Deixe ferver em lume brando cerca de 5 minutos, mexendo sempre. Retire do lume, misture o iogurte e triture para obter um creme homogéneo. Verta na taça das natas batidas e incorpore rapidamente com uma vara de arames.
Deite de imediato na forma sobre a base e alise o topo.
Leve ao frigorífico cerca de pelo menos 4 horas para solidificar.
Quando pronto, desenforme sobre um prato com cuidado e regue com o coulis de frutos já frio.
Decore com frutas e sirva bem frio.






Deliciem-se... e bom apetite!

7 comentários:

  1. Que lindo! Ficou mesmo bonito e com umas cores fabulosas! Vou guardar para mim! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo, vou ter de fazer cá em casa.

    Beijinhos
    http://nacozinhacomafilipa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Deve ser maravilhoso sentir apoio quando se escolhe mudar de vida/estilo... Gostaria de poder dizer que tive apoio familiar, mas não muito... Volvidos cerca de dois anos desde que abdiquei dos lacticínios e de carne vermelha (para já, pois acho que o dia em q deixar a carne de vez sera num futuro próximo...), ainda ouço 'bocas'... 'q pq dantes comias e agora ñ comes porquê?...'; 'agora não comes nada!'; 'então afinal o q comes?!'... enfim... até parece q virei um bicho do mato! Por isso, sou bastante solidária com os vegetarianos e vegans porque deve ser bastante complicado persistir em famílias mais conservadoras e avessas à mudança... Além disso, apesar de já haver alguma oferta, os produtos sem ingredientes de origem vegetal continuam caros e difíceis de encontrar em todo o lado... Mais, há mts restaurantes q ñ oferecem alternativa a quem ñ quer comer proteína animal e/ou lacticínios... Mas, estamos no bom caminho :) E ainda bem q tens publicado receitas vegan e apoias a tua filha! Espero encontrar por aqui cada vez mais receitas deste género e espero pelas outras receitas vegan q estiveram na vossa mesa de natal :) Bjinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Não desanimes, é sim difícil fazer uma alimentação diferente da estabelecida, mas não é impossível e está cada vez mais ao alcance de quem a quer fazer.
      Não é mais cara se evitarmos os produtos processados, tentar fazer a alimentação com produtos frescos ou feitos em casa, ou seja descascar mais e desembalar menos.
      A minha filha é vegan, como já disse, mas eu apenas retirei a carne e o leite da minha alimentação. No entanto, quando ela está em casa, a alimentação é vegan e ninguém se queixa :)
      Espero que com o tempo a família te entenda e respeite as tuas opções.
      Obrigada por teres deixado o teu testemunho.
      Bjns
      Isabel

      Eliminar
    2. Obrigada eu Isabel, pela tua força, compreensão e bom exemplo :) Bjinhos e bom domingo!

      Eliminar
  4. Ficou TÃO lindo que apetece mesmo provar!


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    receitas no blog

    ResponderEliminar