quarta-feira, 26 de abril de 2017

Pão de Alfarroba e Sementes


"Há blogues que encantam e nos inspiram. Que nos fazem sonhar. Não só pela sua apresentação, receitas, histórias e fotografias, mas também pela pessoa que o faz".
É com estas palavras que a querida Inês começa a partilha de mais um pãozinho delicioso e saudável, mas também poderia ser eu a escrevê-las, já que "Ananás e Hortelã" é um blogue que me inspira e onde a minha visita é assídua (embora muitas vezes em modo silencioso). Deixo-me sempre encantar pelas belíssimas fotos que acompanham cada história e cada partilha.
Como já devem ter percebido fui roubar esta receita à Inês, apenas troquei o leite e a manteiga por vegetal (para adaptar à minha alimentação) e juntei sementes de abóbora. Apesar da cor deste pão estar mais escura, posso dizer-vos que foi bem saboreado cá em casa


Ingredientes:
310 ml leite vegetal morno
40 g manteiga vegetal mole
40 g de açúcar
400 g farinha de trigo
35 g farinha de alfarroba
1 saqueta de fermento seco
sementes de abóbora, sésamo e linhaça (3 colheres sopa)
flocos de aveia para polvilhar



Preparação:
Coloque os ingredientes na cuba da máquina de fazer o pão, pela ordem indicada pelo fabricante.
Programe o ciclo de amassar e levedar.
Unte uma forma de pão e coloque lá dentro a massa, tape e deixe levedar mais 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Pincele a superfície do pão com água e polvilhe com os flocos de aveia.
Leve ao forno até cozer.





Deliciem-se... e bom apetite!

6 comentários:

  1. Um pãozinho fantástico com uma cor linda a fazer lembrar o chocolate! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hmm, parece-me bem :) Hei de fazer :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. ficou com uma cor mt bonita gostei mt tenho essa farinha vou ver se faço um dia destes ehheh bjs

    ResponderEliminar
  4. Que rico pão,...bem guloso,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Eu também fiz este pão, um bocadinho diferente e adorei o resultado!
    Foi um sucesso :D
    Está lindo o teu Isabel.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Este pãozinho é de facto delicioso, adoro pães e bolos com alfarroba.
    Sou sempre suspeita, mas adoro o sabor! :) Ainda este sábado comi um pãozinho de alfarroba na nossa praça 18. Com queijinhos e compotas.
    O teu ficou maravilhoso Isabel, obrigada pelas palavras tão boas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar