sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Marmelos Assados com Especiarias


As referências ao marmelo datam de 4000 a.C. e já na Grécia antiga era usado para combater várias infecções, quer do estômago, quer da pele.
Nessa altura, os marmelos eram vistos também como boas oferendas para os deuses, umas vez que eram frutos donos de um perfume único, uma fragrância especial que fazia com que, muitas vezes os marmelos fossem vistos mais como árvores decorativas do que para consumo. 

O marmelo possui diversos benefícios, pois ele é rico em vitamina A, C, do complexo B e E, fibras, pectinas, minerais como o potássio, ferro e cobre. 
Pode ser consumido cru, assado ou cozido em compota, geleia ou pasta de marmelo.

Eu adoro marmelos e como-os mesmo crus :) mas assados com Vinho do Porto e Especiarias ficam divinais, acreditem. As quantidades são ao gosto de cada um.


Ingredientes:
marmelos
água
Vinho do Porto Branco
estrela de anis
pau de canela
sumo de limão
açúcar amarelo a gosto

Preparação:
Coloque a água, o vinho do Porto, o açúcar, o sumo do limão, a estrela de anis e o pau de canela num tacho e leve ao lume. Deixe ferver uns minutos.
Enquanto isso, corte os marmelos ao meio e retire o caroço.
Coloque os marmelos num tabuleiro e regue-os com a calda preparada.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e vá regando os marmelos com a calda até assarem.





Deliciem-se... e bom apetite!

4 comentários:

  1. Esta receita é óptima! Também já fim este ano!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  2. Já lanchava! Ficaram com uma cor linda e certamente deliciosos! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficaram com uma cor linda :) O meu 'marmeleiro' deu poucos marmelos este ano que acabaram em marmelada :) E qd se está c náuseas ou crise de fígado, ajuda bastante comer uma ou duas colheradas :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Adoro marmelos Isabel! É das minhas frutas preferidas da estação, aliás são todas preferidas, mas os marmelos são especiais quando assados ou cozidos com especiarias. Este ano já os cozi algumas vezes, mas fiquei com esta tua receita debaixo de olho e vou querer experimentar, pois deve ser mesmo deliciosa. :) Obrigado por partilhares.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar