quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Desfile de Iguarias e Resultado do Passatempo 1º Aniversário


A minha paixão pela culinária e o incentivo da minha filhota, levou à criação do "Emoção às Colheradas".
Passou um ano e desde então a aprendizagem é constante nesta área. Aprendi muito, descobri novas receitas, novos ingredientes, fiz novos amigos... 
Quero agradecer a todos os que participaram no meu desafio (mesmo não sabendo qual seria o prémio), pelo simples prazer de participar, despendendo do vosso tempo para homenagear o meu cantinho e me honrarem com a vossa presença, pela amizade e carinho deixados em cada publicação e em cada comentário. 

Chegou o dia de anunciar o resultado do passatempo iniciado no dia 4 de novembro, mas antes estendo a passadeira vermelha para o desfile de iguarias presentes nesta festa.

1-A primeira a entrar foi a Marisa que trouxe um requintado Crème Brûlée, uma experiência com alfazema e que logo perfumou o ar da sala, onde a mesa da festa está exposta!


2-Batem à porta, chega a C.C. com um Doce de Bolacha e Natas de fazer perder a cabeça a quem estiver de dieta...sim, porque esta sobremesa faz jus ao adjectivo "deliciosa" que, sem dúvida lhe é totalmente merecido.


3-Entretanto mais alguém espreita e pergunta: "posso entrar?" A Marlene aparece sorridente com uma Panna Cotta coberta com um delicioso molho de caramelo... bem, aquilo é pura gulodice mesmo como eu gosto :)


4-Os amigos dos meus amigos, meus amigos são!

Por isso quando a Ivone faz "knock-knock" na minha porta, eu abro um largo sorriso ao ver nas suas mãos umas taças fantásticas de Creme de Leite com Romã, que me deixou com água na boca!



5-A Paula junta-se à festa com um elegante Pudim de Milho com Coco e coulis de Manga, com cores sedutoras e sabores exóticos, vindos lá de longe, da terra que me viu nascer!


6-A Aida não poderia faltar, já contava com ela na minha festa :) traz nas mãos uma sobremesa às camadas com sabores fabulosos que se conjugam na perfeição. Um Trifle de Banana que esconde gulosamente mascarpone e chocolate... sabores que satisfazem em pleno qualquer gulosa como eu! E ela sabe como eu adoro :)


7-Mas não temos só meninas na minha festa :) eis que chega um menino, o Selminho, com um Pudim de Dióspiro de cortar a respiração... fruta da estação, tão apreciada na minha mesa. Este pudim vai ser apreciadíssimo entre as demais iguarias!


8-Não sou a única gulosa da festa :) desengane-se quem assim pensava...
É que a Lúcia, que só pode ser também gulosa, trouxe um fabuloso Doce de Bolacha e acrescentou-lhe, vejam bem, leite condensado e chocolate... é tudo o que eu mais gosto :)


9-Temos mais um menino para "engordar" connosco :)
O Paulo não poderia faltar, chega bem a tempo com uma Mousse de Chocolate com Café e Mascarpone! Coisa boa que me fez sorrir, masi uma sobremesa com nota máxima neste desfile que me surpreendeu tanto...


10-A Lina tocou à campainha, um pouco tímida com a sua estreia em fazer um Arroz Doce! Pois, se ela temia que não resultasse, eu nunca duvidei que tivesse sucesso em preparar esta cremosa sobremesa que já está na mesa da festa!


11-O casamento do chocolate com o mascarpone está em alta neste aniversário :) também a Mariana escolheu prendar-nos com umas tacinhas encantadoras de um Duo de Mousse de Chocolate e Mascarpone!


12-Com a Joaninha fiquei a conhecer uma nova e elegante sobremesa, a Baba de Moça que fará decerto as minhas e vossas delícias quando provarem, já que está repleta de fantásticos ingredientes!


13-A Maria Angelina trouxe um doce com uma das frutas que mais adoro, uma Mousse de Pêssego irresistível, que faz crescer água na boca e com a primorosa apresentação a que a Maria já nos habituou!


14-Impossível resistir aos encantadores Copinhos de Lima com Base de Bolacha que a Cuca apresenta quando entra na minha sala :) A Cuca sabia bem que este doce que tão carinhosamente fez, me iria deixar feliz!


15-Mousse de Chocolate e Laranja nunca é demais e é sempre bem vinda, ainda para mais se tiver toques cítricos que fazem o paladar arrepiar de prazer quando o doce e o ácido são sabiamente conjugados como fez a Liliana!


16-Na mesa há sempre lugar para sobremesas mais leves, nem só de bombas calóricas os gulosos vivem :) Foi isso que a Maria João pensou quando nos prendou com esta linda e apelativa Mousse Light de Iogurte, vamos olhar e provar?


17-A Sónia trazia nas mãos uns copinhos com uma sobremesa original, Mousse de Abacate e Mascarponecomo se ela adivinhasse que eu adoro abacate, fazendo-me recordar sabores da minha infância :) As calorias aqui estão bem contadas, podem comer à vontade :)


18-Entram mais umas tacinhas elegantérrimas pelas mãos da Márcia, com um duo tentador de Mousse de Chocolate Bicolor :) Quem resiste a ficar duplamente satisfeito com esta sobremesa tão primorosamente decorada?!


19-Como me sinto feliz neste momento só de pensar que vou provar uma sobremesa que adoro, Crème Brulée de Tangerina :) presente fantástico com que a Lia ornamentou a mesa da festa… suspiros de admiração por uma sobremesa tão requintada e tentadora que vem de Terras de Sua Majestade !


20-Cheira-me a verão :)
Eis que surge a minha amiga do <3 com um lindo pratinho decorado por uns irresistíveis Semifrios de Chocolate e Doce de Cereja :) cobertos por uma gulosa ganache de chocolate. Aquele requinte não engana, só pode ser da minha querida Isabel, que mesmo num dia "mau" me ofertou com uma lindíssima e gulosa iguaria. Ela não se atreveria a faltar :)
Tive a honra de provar esta sobremesa "ao vivo e a cores",  é um trio de pura gulodice :)
Semifrio5


21-Se há uma sobremesa que nos aquece neste dias frios é um Crumble de Riubarbo, Morango e Maça. A Lua quis-nos dar a provar um sabor diferente do habitual, o ruibarbo, mas que se conjugou na perfeição com as outras frutas escolhidas. Já está na mesa, apressem-se enquanto ainda está morninho :)



22-Para não nos tentarmos com a gula, a Ana prendou-nos com um Pão de Ló em Tacinhas, de aspeto delicado e docinho. E como os olhos também comem, quase não deixo pousar as tacinhas na mesa, pois apetece-me meter a colher naquele doce tão saboroso :) será que posso repetir ?!


23-Chocolate está definitivamente no topo das preferências gerais e a Carla sabe muito bem disso, por isso entrou com um Creme de Chocolate e Queijo Fresco, enriquecido com frutos. Uma apresentação original e linda, em frasquinhos decorados, adivinhando os sabores a cada colherada. Uma sobremesa que tem tudo para nos agradar!


24-Se quisermos refeições saudáveis e leves, podemos contar com a Lena. Sabendo que me perco com gulodices resolveu trazer uma tacinhas saudáveis, mas super saborosas de Mousse de Goiaba Light. Consegue sempre surpreender-nos! Aqui não há culpas, a gula tem rédea solta :)


25-Mais uma gulosa assumida que não podia faltar à festa, a minha amiga Paula:) Para festejar a amizade fez um Creme de Chocolate com Creme Rosado coberto com deliciosos frutos vermelhos que chamam logo a minha atenção. O contraste de cores nesta sobremesa ficou gulosamente perigoso :) Impossível resisitr :) 


26-Por entre todos os convidados já presentes, vejo surgir a Susy que oferece um fantástico Pavé de Folhados Caramelizados.
Esta sobremesa faz-me lembrar dias felizes, faz-me lembrar a minha mãe que adorava fazer pavés. Vai de certeza satisfazer a gula de todos os presentes !


27-Fiquei muito feliz quando a Formiguinha resolveu aparecer na festa com um saboroso Pudim de Laranja. Notei que já lhe faltava uma fatia... alguém não resistiu e provou antes do tempo :) há gente muito gulosa :) O que interessa é que veio para a minha mesa :) e eu sei que vamos adorar provar.



28-Entrou uma menina apressada, dizendo que ia fazer uma grande viagem, por isso tinha pouco tempo.Trazia uma tacinhas de uma sobremesa de sabores dinamarqueses, bem apelativa. Delícia de Maça, com aromas diferentes do habitual. A mim cheirou-me bem e decerto vocês vão querer provar :)


29-Quando a Sandra entrou com a Mousse de Arroz, tive a sensação que aquela sobremesa me lembrava um arroz doce que a minha avó fazia, mas que por descuido, nunca soube da receita. Desta vez resolvi não deixar escapar esta sobremesa cremosa tirada de livrinhos escondidos :)


30-A Margarida pensou que se tinha atrasado para a festa, mas eu sosseguei-a e disse-lhe para vir com calma, que ainda chegava a tempo. Se o chocolate está em vantagem nesta festa, também os duos fizeram furor :)
De gulosos se faz o universo :) e eu sei que o Duo de Mousses com Canela e Gengibre que a Magui trouxe, tem ingredientes que adoro, por isso "agarrei" naquela tacinha e levei-a comigo antes que ela se arrependesse :)


31-And last but not least :)
Por fim entra a Maria, traz consigo sabores inusitados  nesta  Sobremesa de Quinoa com Canela e Lima. Fiquei maravilhada com esta deliciosa conjugação de sabores que vai arrancar certamente muitos suspiros a mim e a todos os convidados!


Depois de todas as iguarias na mesa, brindamos à amizade e ao amor que nos une por estas lides culinárias.
Como adorei todo as as sobremesas, não quis escolher uma em particular com receio de ser injusta, por isso resolvi recorrer ao método Random.
O prémio vai para....



... a Formiguinha com o Pudim de Laranja:)
Parabéns e espero que gostes do miminho :)

21 comentários:

  1. Olá Isabel bom dia

    ai eu irei provar isso tudo:)
    Realmente estou rendida às sugestões de colher e levo já algumas receitas aqui menciondas de facto são tantas escolhas boas.
    Parabéns à vencedora:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à vencedora e que delicioso desfile!

    ResponderEliminar
  3. Que deliciosas iguarias!
    Parabéns à Formiginha!!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo desfile lindo! E parabéns à vencedora. :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Que maravilha! Foi óptimo mesmo!

    Parabéns à Formiguinha, que é muito querida e que fez este maravilhoso pudim!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Querida do meu coração... :)

    Muito obrigada pela forma como enalteceste todos quantos participaram na tua maravilhosa festa de aniversário ! :)
    São 31 deliciosas sobremesas a brilhar em cima da tua mesa, num ambiente onde se misturam sorrisos, olhares, carinho e gula... tudo junto para te homenagear como TU mereces ! :)
    Tive a sorte de conseguires ainda provar na minha casa a sobremesa que fiz para ti e, mesmo que elaborada num dia "menos bom" para mim, não impediu que nela eu tivesse colocado o Carinho, a Ternura, a Cumplicidade e a Amizade intensa e imensa que sinto por Ti. Tu sabes ! :) :)
    Adorei todo este elegante desfile, a forma como tão carinhosamente apresentaste cada delicia que te encantou e adorei ter participado pois, tal como disseste, não me atreveria a faltar... já bem bastou as "tareias" que apanhei de ti ao vivo ! Tens mão pesada, Isabel ! lolololololo

    Muitos parabéns à linda Formiguinha que venceu este desafio, é uma justa vencedora (como qualquer outra participante) pois trouxe um pudim belíssimo e certamente delicioso ! :)
    É, juntamente com todas as outras, uma receita a guardar e a testar um dia mais tarde !

    Um grande Beijinho e um grande xi-coração ! :)

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Isabel, que belo desfile!! Parabéns à vencedora!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Oh minha querida Isabel, eu ainda não acredito!
    Quando vi o meu nome quase caí de costas...Nunca pensei:)
    Estou tremendamente feliz, sabe bem de vez em quando receber uns miminhos. Obrigada!

    Agora posso deliciar-me com tão bela mesa?

    *Como posso deixar os meus dados, tens email?

    Continuação de boa semana:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Quantas maravilhas lindamente apresentadas por você querida Isabel, um desfile de sobremesas divinas!! Parabéns à vencedora!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Um lindo desfile de sobremesa, que delícia!
    Parabéns à Formiguinha :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. tudo mt bom parabens a vencedora gostei de tudo pois todas estavao mt bem bravo bjs bs

    ResponderEliminar
  12. Isabel, dificilmente se encontrará uma mesa tão bem recheada! Sobremesas maravilhosas feitas com carinho por quem quis participar no teu aniversário. Uma festa bem merecida, gostei muito de participar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Isabel querida, isso é o que chamo de um belo desfile mesmo de delicias, Uma seleção maravilhosa, completada com seus comentários tão carinhosos para cada uma.Temos uma variedade imensa de delicias que podemos preparar para o Natal que já bate as nossas portas. A sua festa foi mesmo um sucesso, com talentosas amigas que conheço e não conheço, mas que irei visitá-las. Fiquei muito feliz que a doce Formiguinha foi a vencedora no sorteio. Parabéns pelo lindo e delicioso post. Todas merecem meus aplausos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Querida Isabel,
    Belíssima mesa esta que serviu de homenagem à festa do teu cantinho e acho que,a quantidade de participações, demonstra o quanto as pessoas gostam o teu cantinho e, com certeza, da pessoa por detrás dele!
    Parabéns à vencedora e venham mais aniversários e desafios!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  15. Adorei participar!
    As sobremesas são todas do meu agrado e fiquei tentada a experimentar algumas delas. Para além disso está patente o carinho com que a Isabel concebeu este bonito desfile e como "cereja no topo do bolo" também fiquei a conhecer alguns blogues muito bons que antes não conhecia.
    Parabéns à Formiguinha :)

    ResponderEliminar
  16. Cheguei aqui com o peso ideal e agora sai-o com peso a mais não há direito, tanta coisa boa e gulosa, achei muito giro a descrição de cada participação. Agora vou ali até ao ginásio fazer zapping e exercitar as mãos no teclado :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Bem, que desfile é de nos deixar sem folgo, tanta gulodice maravilhosa.

    Parabéns, à feliz contemplada. E também para ti Isabel, olha só as delicias que tens para provar...

    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
  18. Olá Isabel:bem que estava curiosa por saber quem teria sido o feliz contemplado do teu passatempo. Infelizmente,muitos blogues não aparecem com as suas atualizações no meu e o teu foi um deles.Só através do blog da Formiguinha é que percebi que tinha sido ela a vencedora. Foi um excelente desfile de delícias.Adorei ver tanta receita maravilhosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  19. Olá, adorei o seu blog, tem fotografias tão lindas que dá vontade de comer tudo isso :D
    http://caixinhadasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar