sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Indignada com PLÁGIO

imagem retirada daqui


Plagiar, diz o dicionário, é "copiar ou imitar, sem engenho, as obras ou os pensamentos dos outros e apresentá-los como originais"

É muito triste e ficamos realmente indignados quando deparamos com um plágio...
Não faz parte dos meus princípios publicitar receitas que não são minhas, sem mencionar a fonte.
Tenho consciência, que tudo o que coloco neste blogue poderá ser alvo de cópia, mas o que é inadmissível é o seu uso fraudulento e sem a devida autorização ou pior, sem a menção da fonte.
Para quem não é inteligente, nem tem capacidades próprias, para quem é fracassado e não tem princípios, é muito mais fácil fazer copy past.

Um dia destes, a autora de um blog, alertou-me para uma publicação minha (receita, texto e foto) que tinha sido plagiada... o autor do blog não indicou a fonte e ainda teve o "trabalho" de retirar as letras (com o nome do meu blog) que estão na foto.
O plagiador só neste ano tem 408 publicações... deve ser uma pessoa muito ocupada e não sai da cozinha!!!
Enviei um e.mail (que não teve resposta) e deixei um comentário, pedindo que retirasse a receita.
Várias pessoas solidarizaram-se comigo deixando mensagens no blog do plagiador, mas este, além de não retirar a publicação, eliminou todos os comentários referentes ao assunto, assim como os que foram deixados no google+
De seguida, fiz a denúncia do plágio.



Fiz a minha publicação da Tarte de Limão com Buttermilk no dia 24/01/2013, como podem ver aqui, dando os devidos créditos a quem me inspirou.

Deixo aqui o meu agradecimento a todos os que se solidarizaram comigo, muito obrigada pelas mensagens enviadas, por todo o apoio e carinho demonstrado.



Isabel Figueiredo patrício

19 comentários:

  1. Infelizmente existem muitas pessoas como esse sr.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Realmente e cada vez mais é o que se vê... É triste, muito triste que blos sobrevivam de plagiar os outros ... Pessoasinhas sem escrupulos mesmo ...
    Beijinho Isabel

    ResponderEliminar
  3. É absolutamente vergonhoso!
    Não apenas pelo plágio em si, mas porque existe um total ausência de bom senso nestas questões, não custa assim tanto indicar a fonte! As pessoas esquecem-se que na internet tudo se descobre mais cedo ou mais tarde e podiam evitar facilmente estas situações

    ResponderEliminar
  4. Um absurdo Isabel, já estive no blog do sujeito e deixei um comentário, fico indignada com a falta de vergonha na cara dessas pessoas!!
    Infelizmente nos deparamos com esse de tipo eventos desagradáveis na blogosfera, mas temos que gritar e denunciar esses parasitas e quem sabe assim melhorar um pouco a situação!!
    Beijinhos querida!

    ResponderEliminar
  5. olha eu nao tenho vindo mt aos blogs mas hoje ao ler o teu texo fiquei mt triste pois é por isso e outras coisas mais que eu nao sei se vou para o ano continuar pois segundo parece tb me fizerao o mesmo mas foi no face como eu nao tenho nao posso ir ver mas bom ainda vou pensar melhor depois logo vejo bem coraguem um beijnho e um felizfim de semana

    ResponderEliminar
  6. bem eu nao tenho andado mt por os blogs esta semana mas hoje ao ler o teu texo fiquei mt triste pois é por isso e mt mais que eu nao sei se vou continuar para o ano pois tb me fizerao o mesmo mas foi no face mas como eu nao tenho face nao posso ir ver bem amiga sem mais um beijinho e um feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Ainda não me tinha apercebido que isto te tinha acontecido!! Há pessoas que não têm mesmo vergonha! O plágio é um acto que me revolta, não sei como há pessoas capazes de roubar o trabalho dos outros... Espero que tudo se resolva!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Já lá fui deixar um recado. Inadmissível! Beijinho

    ResponderEliminar
  9. A falta de escrúpulos desta criatura ( e doutras semelhantes) é revoltante. O que é que custa indicar a fonte?? Tal como diz a Cuca, espero também que tudo se resolva.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Isabel querida,

    nada de novo acrescento ao que as outras bloggers escreveram. Espero sinceramente que tudo se resolva.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Simplesmente inadmissível!
    Boa sorte na denúncia, espero que tenhas bom resultado :)
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente cada vez isto acontece mais.
    Obrigada pelo carinho e pelo apoio que me deram, tanto aqui como no face.
    Bjns

    ResponderEliminar
  13. Amiga querida,

    Como tão bem sabes, considero estas atitudes inqulificáveis, de baixo nível e vergonhosas ! :)
    Qualquer adjectivo soa a pouco comparado com a revolta que se sente ao se verem trabalhos nossos roubados vergonhosamente e de forma nada escrupulosa ! :(

    Pelas atitudes que teve face aos anteriores comentários que o fulano apagou, não prevejo grande desfecho dali...
    Enfim... denunciar é o que se tem que fazer, sei que já o fizeste e espero que o Google actue em conformidade.
    Aguardamos notícias !

    Beijinhos grande querida **

    ResponderEliminar
  14. Há pessoas com lata para tudo. Enfim, uma tristeza!!!
    Fizeste bem em denunciar e denuncia sempre!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  15. Isabel,

    Estou completamente solidária contigo e aguardo notícias sobre a tua denúncia!

    Beijos,
    Aida

    ResponderEliminar
  16. Realmente Isabel, imagino a tua indignação e tristeza... Fogo, 408?! O ano ainda agora entrou no último trimestre e já tem mais receitas do q se fizesse uma por dia durante um ano inteiro!!! Cá pra mim está a plagiar outros blogs, só q nem deram conta... Nem lá vou ver, q é p ñ ficar mal impressionada! Força e continua!

    ResponderEliminar
  17. Realmente Isabel quantas de nos ja nao passamos por isto? Comigo, se bem te lembras foi uma revista! Que descaradamente me disse que o que esta na internet pode e deve ser utilizado, é livre! É uma vergonha que haja pessoas a utilizar o que é nosso, sem os devidos créditos e pior ainda que ganha ainda dinheiro com isso! Felizmente o plagiador ja apagou o post.

    ResponderEliminar
  18. Oh isabel,
    Cada vez existem mais pessoas assim, não só na blogosfera...
    Mas, eu acho que cada um tem o que merece e um dia essas pessoas têm o reverso da medalha.
    Quanto a nós e, neste caso, a Isabel, é apenas continuar o bom trabalho e quem a segue, sabe as coisas maravilhosas que faz e a excelente pessoa que é (não a conheço pessoalmente mas, sei que sim).
    Não fique triste, é sinal que o trabalho da Isabel aqui no blog é mesmo muito bom que até atravessa blogs LOL... vendo as coisas desta forma, conseguimos avançar com menos custo.
    Um grande beijinho, Susana

    ResponderEliminar
  19. Mais uma vez, agradeço todo o apoio que tenho recebido.
    É sempre bom saber que posso contar com quem me segue.
    Bem hajam
    Bjns

    ResponderEliminar